CIDADES

min de leitura - #

Técnica de enfermagem de Apucarana morre em decorrência do covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana registrou ontem mais três mortes decorrentes de complicações do coronavírus. Entre os óbitos, está o da técnica de enfermagem Silvana da Silva Belasco, 45 anos, sem comorbidades e profissional da linha de frente de combate à pandemia, que estava internada desde o dia de natal no Hospital da Providência de Apucarana. 

A morte de Silvana na manhã de ontem causou grande comoção entre os profissionais de saúde. Ontem, momentos antes do sepultamento, o carro funerário passou em frente ao prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), onde dezenas de colegas de trabalho, amigos e familiares participaram de um ato com oração, salva de palmas e estouro de balões. “Nos últimos 10 meses, a Silvana dedicou sua vida profissional no atendimento das quase 20 mil pessoas que passaram pelo Pronto Atendimento do Coronavírus do município. Foram 17 anos como servidora da Autarquia de Saúde sempre atuando com dedicação e respeito aos usuários”, afirmou o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta. 
“Essa valorosa técnica de enfermagem, era uma das guerreiras no enfrentamento diário da pandemia. Lutou pela vida de vários apucaranenses e agora, infelizmente, acabou perdendo sua vida”, lamentou o prefeito Junior da Femac. Silvana deixa o marido e três filhos. O sepultamento ocorreu às 16 horas no Cemitério Cristo Rei.
Outro óbito registrado ontem é de um homem de 69 anos, também sem comorbidades, que foi internado em 27 de dezembro. 
O boletim também confirmou morte ocorrida anteontem de uma mulher de 68 anos, com hipertensão e doença pulmonar crônica, que havia sido internada no último dia 9. Apucarana soma agora 108 mortes desde o início da pandemia.
Outros 65 diagnósticos positivos foram acrescentados ao boletim. São 26 homens entre 19 e 75 anos e 39 mulheres com idades que variam de 16 a 68 anos.  O município passa dos 4,7 mil diagnósticos positivos e atualmente está com 968 pacientes ativos, além de aguardar resultados de exames de outros 336 casos suspeitos.