CIDADES

min de leitura - #

Tradição alavanca vendas em supermercados de Apucarana

Fernanda Neme

| Edição de 18 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O consumo de peixe aumenta na quaresma, mas na Semana Santa ocorre a maior procura pelo produto. O comportamento reflete no aumento das vendas. Em Apucarana, os comerciantes estão otimistas. Já os consumidores, correm para garantir o pescado da Sexta-Feira Santa. 

Imagem ilustrativa da imagem Tradição alavanca vendas em supermercados de Apucarana

A dona de casa Neuza da Rocha, 72 anos, por exemplo, já garantiu na manhã de ontem um pacote de sardinha congelada para fazer para a família um prato tradicional com o peixe na panela de pressão. “Sou católica e há muitos anos sigo a tradição de não comer carne vermelha. Na quinta, limpo o peixe e na sexta preparo para o meu filho, já que o outro estará pescando”, conta. 
O bancário e policial rodoviário aposentado Osvaldo Policarpo da Silva, 68 anos, não quis enfrentar o movimento da véspera do feriado e também saiu na manhã ontem à procura de um peixe para fazer para a família. “O preço está legal e aproveitei para comprar bacalhau desfiado para fazer com batatinhas na sexta. Seguimos a tradição há muitos anos”, explica. 
O gerente do Supermercado Alvorada, Milton Lopes, de Apucarana, comemora o aumento de 5% das vendas peixes em relação ao ano passado. “É um aumento significativo, levando em conta a situação da economia do Brasil. Nesta época, compramos cerca de 50% a mais de pescados congelados e alguns frescos”, explica. 
Milton comenta que os peixes mais vendidos são filé de tilápia e merluza, além do tradicional bacalhau, tanto a posta quanto o peixe desfiado. “Está saindo bem, não temos o que reclamar”, conta. 
Angélica Fernanda da Silva, responsável pela parte de frios de Supermercado Molicenter, de Apucarana, disse que as vendas em relação ao ano anterior se mantiveram. “Fizemos durante o mês muitas promoções para atrair cada vez mais clientes para o mercado. Além disso, triplicamos a compra de produtos nesta época do ano”, comenta. 
Os peixes mais vendidos, segundo Angélica, são a sardinha, os filés de merluza e tilápia, além do bacalhau, produto tradicional na Semana Santa. “As pessoas procuram bastante a posta e o peixe desfiado, e a venda está indo bem”, ressalta. 
Os pesque-pagues da cidade também ficam movimentados nesta época da Páscoa.  Valdecir Moroti, proprietário de um pesqueiro e restaurante de Apucarana, conta que o fluxo de pessoas à procura de peixes para consumo na Semana Santa aumentou cerca de 3 vezes, ou seja, normalmente passam cinco mil pessoas por semana e agora são 15 mil clientes. “Oitenta porcento das vendas são de tilápia e 20% dos outros peixes, tambaqui, pacu, dourado e pintado”, reforça.

Nutricionista destaca atenção na hora da compra
Segundo a nutricionista Maiara Mello, de Apucarana, na hora de escolher o peixe é importante ficar atento à embalagem e verificar se o produto tem selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), estadual ou municipal, no rótulo. “Além disso, o ideal é analisar se o produto está rígido e não mole, o prazo de validade, e observar se não tem muito gelo dentro do plástico porque pode indicar que o peixe foi descongelado e depois congelado novamente”, explica. 
Outro ponto importante, de acordo com a nutricionista, é observar se o ambiente em que o produto está sendo vendo está limpo e livre de contaminantes, como areia e moscas, e que tenham balcões refrigerados. Entre os peixes mais comuns em nossa região, a nutricionista cita a tilápia, que é muito produzida no Paraná. “A tilápia é rica em selênio, fósforo, potássio, B6, B12, por exemplo. Já o bacalhau, também muito consumido nesta época, contém minerais como ferro e fósforo, vitaminas A,D e E, além proteína e cálcio. No geral, os peixes são ricos em Ômega 3, benéfico para o cérebro e o coração”, complementa. 

MAIS LIDAS