CIDADES

min de leitura - #

Três em cada quatro obras na região têm irregularidades

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três em cada quatro obras fiscalizadas no ano passado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) na região não contavam com profissional responsável no ano passado. Das 16.257 fiscalizações feitas pelas oito regionais da entidade em 2020, 1.548 foram feitas nos 43 municípios da Regional de Apucarana. O balanço aponta irregularidades em 77,7% das obras, índice acima do estadual, de 62,7%.

“Continuamos com uma atuação forte da fiscalização em campo, nas lavouras e no setor produtivo, nas indústrias, saúde, condomínios, obras e serviços no quadro urbano. Com a inovação nos processos, a tendência é cada vez maior de identificarmos situações de ausência de profissionais habilitados, o que resulta em otimização e assertividade”, resume Jeferson Antonio Ubiali, engenheiro civil e gerente da Regional Apucarana.
Ubiali ressalta o esforço de toda a equipe de fiscalização durante a pandemia. “Foi um ano muito difícil. Mas seguindo todos os protocolos de segurança e apoiados pelo uso das tecnologias, os fiscais alcançaram resultados muito satisfatórios. Tanto é que 77% dos serviços verificados foram em relação às atividades que não tinham acompanhamento de um responsável técnico. Apesar de as obras de engenharia serem comumente identificadas apenas como obras civis, na realidade, nós verificamos muitas outras, como as de saúde, condomínios, postos de combustíveis, hotéis, equipamentos que são instalados em grandes indústrias, no comércio – por exemplo, equipamentos de ar-condicionado, elevadores, vasos de pressão, entre vários outros serviços em que o Crea atua por ser necessária a presença de um responsável técnico”, pontua. 
O Crea também recebeu 3.878 denúncias de obras irregulares, empresas sem registro ou sem profissional habilitado e de exercício ilegal da profissão no ano passado. Na Regional Apucarana, foram registradas 247 denúncias no período.
“Mesmo na pandemia, todas as denúncias recebidas na Regional Apucarana em 2020 foram atendidas com prioridade e tratadas no menor tempo possível”, completa Jeferson Ubiali. A Regional Apucarana tem, atualmente, 2.049 profissionais, o que representa 2,35% do Estado.

MAIS LIDAS