CIDADES

min de leitura - #

UEM prepara seminário para discutir novos cursos em Ivaiporã

IVAN MALDONADO IVAIPORÃ

| Edição de 20 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A expansão do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ivaiporã será discutida junto com a comunidade. No mês que vem, a instituição vai realizar o 2º seminário de instalação de novos cursos.

O assunto foi discutido ontem entre o  prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto do Amaral (PSDB) e o diretor do campus regional do Vale do Ivaí, Ricardo Carminato. O seminário vai acontecer em abril, em data a ser definida. 
O primeiro seminário aconteceu há três anos, e aguardava o término da construção do primeiro bloco, inaugurado em outubro do ano passado, para que a conversa se desenrolasse. O bloco recém-inaugurado abriga cinco salas administrativas; biblioteca e oito salas de aula. A estrutura atende a necessidade atual acomodando cerca de 300 alunos dos três cursos ofertados: História, Serviço Social e Educação Física.
No primeiro seminário foram ventilados os cursos de engenharia elétrica, fisioterapia, zootecnia e turismo. “Tivemos diversas áreas que foram discutidas e nós vamos continuar a conversar. Mas estando ali, na localização que o campus está hoje, em frente a um dos maiores hospitais regionais do estado, a tendência é a UEM crescer para a área da saúde, podendo estabelecer uma parceria regional. Mas tudo ainda, depende da discussão”, comenta o prefeito Miguel Amaral.  
Na reunião de ontem , também foi tratada a construção de um novo bloco no campus, através de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Souza no valor de R$ 8 milhões. 
O diretor regional Carminato disse o projeto já está em análise da FNDE. “Toda a documentação necessária está sendo avaliada. Se não houver mais nenhuma correção ou diligência, eles encaminham para nós para realizarmos o processo de licitação”, relata Carminato. 
Conforme Cadrminato, o bloco didático II terá área construída de 4.3 mil metros quadrados com quatro pavimentos e capacidade para 400 pessoas. Contará com salas de aulas; laboratórios; área para exposição de trabalhos; atividades de extensão; pesquisa e eventos científicos; setor administrativo; restaurante universitário e auditório com capacidade para 400 pessoas. O projeto também conta com a colocação de placas de captação de energia solar.  (IVAN MALDONADO)