CIDADES

min de leitura - #

Urnas são transportadas para todos locais de votação

Renan Vallim

| Edição de 07 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Neste ano, maioria dos aparelhos foi levada por empresa terceirizada
As últimas urnas eletrônicas foram levadas aos locais de votação na manhã de ontem na região. O transporte, pela primeira vez em 22 anos, foi realizado por uma empresa privada, vencedora de uma licitação. Em Apucarana e Arapongas, 586 aparelhos foram distribuídos nas seções eleitorais.

Imagem ilustrativa da imagem Urnas são transportadas para todos locais de votação


Em Apucarana, 302 urnas foram levadas aos 22 locais de votação. Andrea Silva Milanin, chefe do Cartório Eleitoral da comarca, explica que a distribuição dos equipamentos foi realizada logo nas primeiras horas da manhã de ontem. “Cada seção eleitoral recebe uma urna e, portanto, o número de urnas corresponde ao número de seções existentes na comarca. Para nos prevenir de algum problema que eventualmente ocorra em algum equipamento, existem ainda outras 28 urnas eletrônicas de reserva”, ressalta.
Em Arapongas, apenas algumas urnas foram levadas aos locais de votação ontem. Isto porque a maior parte delas já havia sido levada ao longo da semana. Ao todo, 284 aparelhos entrarão em funcionamento hoje na comarca, com outros 31 de reserva.
Nas Eleições 2018, a maioria das urnas eletrônicas está sendo transportada para as 26.792 seções eleitorais do Paraná pela empresa vencedora do processo licitatório realizado em maio deste ano. É a primeira vez, desde 1996, que o serviço não foi executado, via contratação direta, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
A adoção do processo licitatório seguiu uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e solucionou o problema de negociação com os Correios dos valores para a execução do serviço, que aumentaram muito nas últimas eleições. A empresa pública federal participou do certame deste ano com um lance de R$ 8.755.399,06, o dobro da proposta vencedora, da Reunidas Turismo S.A, que venceu a licitação com o valor negociado de R$ 4.225.337,00. A contratada é a mesma responsável pelo transporte das urnas no Estado de Santa Catarina. 
(RENAN VALLIM)