CIDADES

min de leitura - #

Usuários reclamam dos serviços da operadora TIM na região de Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 19 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Interrupção de ligações, dificuldade para ouvir quem está do outro lado da linha e sinal que oscila em determinados pontos da cidade. Essas são as principais reclamações dos usuários da operadora TIM de Ivaiporã e cidades vizinhas. A qualidade do serviço vem sendo questionada inclusive pela prefeitura, que estuda que medidas tomar (ver box). 

Imagem ilustrativa da imagem Usuários reclamam dos serviços da operadora TIM na região de Ivaiporã
Auxiliar de cartório Airton Maiostre circula em cinco municípios da comarca: problema é recorrente | Foto: Ivan Maldonado


O comerciante de Ivaiporã João Martins é um dos usuários insatisfeitos. “Não existe coisa mais ruim que o sinal aqui em Ivaiporã. Você vai em qualquer outra cidade fora da região que dá gosto, a internet é 4 G e o serviço é rápido, aqui na nossa cidade, dificilmente você consegue abrir uma página da internet”, reclama Martins. 
Pior ainda é a situação dos comerciantes e moradores da região do Jardim Europa, onde o sinal apresenta problemas. Rogerio Bonfim dos Santos representante comercial de defensivos conta que já perdeu negócios. “Hoje em dia quase ninguém mais liga no fixo,  preferem o celular, e muitas vezes perdemos venda em razão de não recebermos a ligação”. 
Outro usuário que conhece bem a realidade da região é o auxiliar de cartório Airton Maiostre. Ele mora em Jardim Alegre, mas trabalha em Ivaiporã e visita diariamente os cinco municípios da comarca. “Já fiz reclamação e eles dizem que não tem defeito algum, mas todo mundo que conheço e usa a TIM está sofrendo com a oscilação. Em todas as cinco cidades que vou você tem que ficar torcendo para que naquele dia tenha torre na cidade”, ressalta Maiostre. 
Anderson Pereira Longen representante comercial de bebida, relata que o problema é praticamente em toda a região. “Moro em Cândido de Abreu e lá também a situação é igual ou pior. Por onde andamos o serviço da TIM é comprometido, meu plano, por exemplo, tem horas de internet gratuita, mas nunca consigo usar”, critica Longen. 

OUTRO LADO
Em resposta aos questionamentos dos moradores, a TIM informa que acaba de implantar a tecnologia 4G em Ivaiporã. O serviço foi ativado na região central da cidade. Segundo a operadora, até outubro deste ano está prevista a ativação da tecnologia 4G na antena 3G existente próximo à Avenida Paraíba, o que promoverá melhoria da cobertura 4G na região norte de Ivaiporã.
“A TIM reforça que mantém a qualidade de rede como prioridade no atendimento a seus clientes”, diz a empresa, em nota.

Procon registra denúncias
De acordo com Matheus Reuther de Barros, coordenador executivo do Procon de Ivaiporã, a falta de cobertura da TIM é um dos principais motivos de reclamações envolvendo da operadora em Ivaiporã. Em um ano foram aproximadamente 50 reclamações contra a operadora. “São reclamações de vários pontos da cidade e até mesmo aqui do centro”, assinala Barros. 
As reclamações de clientes sobre o serviço da TIM levaram até mesmo o prefeito de Ivaiporã Miguel Roberto Amaral (PSDB) a procurar uma solução em Brasília.  "A meu pedido o Sergio Souza (deputado federal) falou com a diretoria da TIM. Há uma promessa de que até o final do ano eles melhorem o sinal em Ivaiporã e estamos aguardando. Ou a TIM investe e melhora o serviço, ou a procuradoria jurídica da Prefeitura vai entrar com uma ação judicial”, completa Miguel Amaral.