CIDADES

min de leitura - #

Vacinação contra febre amarela é intensificada

Da redação

| Edição de 10 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS),  de Apucarana, vai intensificar a vacinação contra a febre amarela no município. Trata-se de uma medida preventiva diante do aumento do número de casos em São Paulo, que confirmou 13 mortes provocadas pela doença desde o ano passado em vários municípios. Ontem, 600 doses extras do imunizante foram encaminhadas aos postos de saúde. A situação preocupa também a 16ª Regional de Saúde (RS).

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra febre amarela é intensificada

“Para atender o aumento da demanda pela imunização, o setor de epidemiologia da Autarquia de Saúde reforçou na o estoque da vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Nosso objetivo é atender cada apucaranense que vá busca essa importante forma de prevenção. A Saúde de Apucarana está fazendo o dever de casa também nesta questão da febre amarela”, afirma o prefeito Beto Preto (PSD).
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, podem tomar a vacina contra a febre amarela crianças a partir de 9 meses e adultos de até 59 anos. No caso dos idosos com 60 anos ou mais, é preciso avaliação médica. 
“Todas as nossas 22 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação estão com a vacina da febre amarela para atender a população de Apucarana. A dose é única, garantindo proteção para o resto da vida. Estamos fazendo um chamamento aos apucaranenses para que não deixem de tomar a vacina. Essa doença pode chegar a nossa região e a prevenção é um cuidado básico a saúde de cada um”, afirma o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta. 
Kaneta observa que quem recebeu uma ou mais doses da vacina em qualquer fase da vida já está imunizado. “Em caso de dúvida, a pessoa deve apresentar a carteira de vacinação na UBS, onde o profissional de saúde vai verificar o esquema vacinal”, orienta.
A vacina contra febre amarela está disponível entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.

16ª RS discute  medidas na sexta
A 16ª RS também está preocupada com a doença. A chefe do órgão, Clara Ilza Lemes de Oliveira, afirma que uma videoconferência será realizada nesta semana com todas as Regionais de Saúde do Estado. “O evento acontece nesta sexta-feira (12) e servirá para definir as estratégias e diretrizes que serão adotadas pelo Governo do Estado. A partir daí, iremos orientar os municípios”, ressalta.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. 
Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.