CIDADES

min de leitura - #

Vacinação contra sarampo segue na região

EDITORIA DE CIDADES APUCARANA E ARAPONGAS

| Edição de 20 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A região está mobilizada para alcançar um grande índice de cobertura na Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada no último dia 10. Em Apucarana, a vacina está à disposição em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30. Em Arapongas, são 14 unidades (ver box).

A campanha de vacinação, que segue até dia 13 de março, tem como público-alvo pessoas de 5 a 59 anos. Balanço dos 10 primeiros dias aponta que 2.444 pessoas foram imunizadas em Apucarana.
A maioria dos casos confirmados de sarampo no país está na faixa etária de 20 a 29 anos. Por esse motivo, o Paraná está vacinando todas as pessoas desse grupo. Para as demais idades, de cinco a 19 anos e dos 30 aos 59, a vacinação é seletiva. É necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto.
Em Apucarana, segundo o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, não há casos da doença. “Tivemos 7 casos suspeitos, sendo que 3 foram descartados e 4 estão sendo investigados”, informa Kaneta.
Paralelamente a mobilização da Campanha Nacional Contra o Sarampo com foco na faixa etária de 5 a 59 anos, o calendário de vacinação do Ministério da Saúde estabelece que crianças a partir dos seis meses de idade até cinco anos incompletos devem ser levadas às unidades básicas de saúde para serem imunizadas contra o sarampo. Trata-se da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola e está disponível regularmente em 24 unidades de saúde de Apucarana.
“O sarampo é uma doença muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso pedimos que os pais mantenham em dia o calendário de vacinação de seus filhos na faixa de 6 meses a 5 anos incompletos. A população de 5 a 59 anos, por sua vez, atenda o chamado desta campanha e também se protejam contra a doença”, conclama o prefeito Junior da Femac.
DOENÇA
Altamente contagioso, o sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. A partir dos primeiros sintomas, é primordial que a pessoa seja levada o mais rápido possível para um diagnóstico médico. Os sintomas incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.