CIDADES

min de leitura - #

Vale do Ivaí registra redução de 54% no número de homicídios

Adriana Savicki

| Edição de 25 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná registrou no primeiro semestre deste ano uma queda de quase 10% no número de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.123 casos em 2017 e 1.016 ocorrências de janeiro a junho de 2018. Uma diferença de 107 mortes a menos. O número é o menor já registrado desde 2007. O Vale do Ivaí, que corresponde a área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana foi a região do estado com maior redução de mortes, foram registrados 54,17% homicídios a menos no período.
O número de homicídios na área da 17ª SDP baixou de 24 casos em 2017 para 11 em 2018. Dos 26 municípios que compõem a área, foram registrados crimes em sete: Califórnia, Faxinal, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lidianópolis, Mauá da Serra e São Pedro do Ivaí (ver infográfico). O município sede da 17ª SDP e o de maior número de habitantes da região, Apucarana, não registrou nenhum caso no primeiro semestre. Em todo 2018, o município contabiliza apena um latrocínio ocorrido em setembro e, portanto, fora da estatística.
O juiz José Roberto Silvério, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Apucarana, acredita que a redução dos homicídios na cidade se deve a uma soma de fatores. “Entendo que isto acontece por conta de um intenso trabalho das polícias, que têm atuado tanto na prevenção quanto na apuração dos crimes. Outro fator importante é a atuação do Judiciário”, avalia.
Ele ressalta ainda que os avanços em políticas públicas da cidade também impactam nestes números. “Vejo que a cidade está vivendo um período positivo. Com mais saúde, educação, emprego e moradia, entre outros avanços, a criminalidade cai sensivelmente”, analisa.

NÚMEROS
Os dados sobre os homicídios foram tabulados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Em 193 municípios do Paraná, quase metade das cidades do Estado, não foi registrado nenhum homicídio doloso nos primeiros seis meses de 2018.
“Os números são muito satisfatórios, até em comparação com outros estados. Tivemos uma importante redução ao se comparar com os primeiros semestres dos anos anteriores”, avaliou o secretário da Segurança Pública, Júlio dos Reis. 
“Isso se deve, com toda certeza, a dedicação de todos os policiais, integrados. A polícia militar fazendo o policiamento preventivo e a polícia civil, que aperfeiçoa os trabalhos de investigação, contando com o apoio importantíssimo da polícia científica na elaboração de perícias”, complementou.
A 15ª SDP da região de Cascavel, que compreende vinte e dois municípios, apresentou a segunda maior redução do Estado, de 42% (passando de 64 ocorrências na primeira metade de 2017 para 37 no mesmo período deste ano).  (COLABOROU RENAN VALLIM)