CIDADES

min de leitura - #

Vento forte, chuva e granizo causam estragos na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chegada de uma frente fria na tarde de ontem no Paraná causou estragos em vários municípios da região. Ventos fortes, chuva e granizo foram registrados em com maior ou menor intensidade em Apucarana, Jandaia do Sul, Cambira, Rosário do Ivaí, Lidianópolis, Grandes Rios e Lunardelli. Até o início da noite, equipes da Defesa Civil avaliavam os estragos e técnicos a Copel tentavam restabelecer as linhas de energia, mas 48 mil domicílios do Norte ainda estavam sem luz, boa parte no Vale do Ivaí.

Em Apucarana, pelo menos seis árvores caíram com o temporal, uma delas provocou danos em quatro carros que estavam estacionados na Rua Lapa, nas proximidades da Prefeitura. A queda da árvore causou interrupção parcial no fornecimento de energia elétrica. A sessão da Câmara de Apucarana, que estava ocorrendo no momento, foi encerrada. 
Em Apucarana, 6,7 mil domicílios chegaram a ficar sem energia. No início da noite, os circuitos maiores já haviam sido religados, mas cerca de 500 imóveis ainda estavam sem o serviço.
Balanço parcial divulgado às 20 horas pelo Corpo de Bombeiros, registrava queda de 6 árvores na Vila Regina, Avenida Santa Catarina, Jardim Por do Sol e Núcleo João Paulo. A região oeste foi uma das mais atingidas. Além de casas, que foram destelhadas, o vento arrancou a cobertura de uma indústria.
A força do vento também atingiu a Escola Municipal João Batista, na Vila Vitória Régia. Uma passarela coberta, que interligava o refeitório da escola com uma sala de aula isolada, foi derrubada.
Segundo a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, felizmente neste horário não havia alunos na escola. “O vendaval torceu toda a estrutura de sustentação e todo o telhado veio abaixo”, informou a secretária.
Em Lidianópolis, trecho da rodovia PR-466 chegou a ficar interditado com a queda de galhos de árvores. Vários barracões tiveram a cobertura danificada. Um agricultor foi atingido por uma queda de árvore. Ele sofreu uma fratura na perna e foi atendido na rede de saúde do município.
Em Grandes Rios, galhos caídos na rodovia que dá acesso a cidade também interditaram um trecho da via e os motoristas tiveram que desviar pelo acostamento. Também houve registros de destelhamentos e uma torre de empresa de internet caiu sobre a Igreja Matriz, Paróquia São Judas Tadeu, danificando o telhado. 
BALANÇO 
Segundo a Copel, 48 mil domicílios ainda estavam sem energia no início de noite na região Norte do Estado. O temporal atingiu com maior intensidade municípios do Vale do Ivaí, entre eles Jandaia do Sul, Grandes Rios, Lidianópolis e Rosário do Ivaí. Na região Noroeste, também afetada pelo temporal, outros 23 mil imóveis não tinham energia.  A expectativa é que as equipes passem a noite trabalhando para religar todo o sistema.

MAIS LIDAS