CIDADES

min de leitura - #

Vereadores de Arapongas aprovam projeto da Prefeitura para usina solar

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Arapongas aprovou por unanimidade, em segunda e última discussão, o projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar empresa especializada para construção de uma usina fotovoltaica na cidade. A usina, que utiliza a luz solar para produzir energia elétrica, irá abastecer os prédios públicos da cidade. Próximo passo do Executivo é licitar a construção.  

O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores, na última sessão ordinária da Casa, ocorrida anteontem. Agora, o vice-prefeito Jair Milani afirmou que a prefeitura vai abrir processo licitatório para contratação da obra em breve.
O objetivo da iniciativa, segundo Milani, é suprir o consumo de energia com pagamento de forma parcelada junto à própria empresa e atender toda a demanda energética nos prédios públicos municipais. “O plano para a usina fotovoltaica é começar com um projeto-piloto no prédio do Paço Municipal e, em seguida, estender às demais repartições por todo o município. O projeto se paga com a economia na conta de luz”, pondera.
Ele disse que a ideia vem amadurecendo há algum tempo na prefeitura. “Com o projeto da usina em mãos, tomamos a decisão de formular a lei para a apreciação da Câmara”, ressalta.
Milani revela que técnicos da Prefeitura estiveram visitando outras cidades que implantaram o projeto e tiveram resultados muito produtivos e economizaram com a mudança. “Sondamos alguns municípios do Sul do Brasil e pela experiência repassadas, vale a pena o investimento”, enfatiza.
De acordo com recentes iniciativas semelhantes, que envolveram parceria entre os poderes público e privado em outras cidades, a média de prazo entre a construção, montagem, burocracia necessária e substituição da medição é de 180 dias para que a usina esteja funcionando.