ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Fazer o seu melhor não é o bastante

Da Redação

| Edição de 30 de outubro de 2023 | Atualizado em 30 de outubro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A autoajuda tenta nos levar a acreditar que basta querer com todas as nossas forças alguma coisa e aquilo vai acontecer. Ou seja: acreditar é tudo. Eles dizem: se você acreditar e desejar totalmente, com todas as suas forças, apenas faça o seu melhor e aquilo acontecerá.

Vejamos de perto. 

“Tudo o que importa é que você faça o seu melhor!” Uau! Esta ideia é incrível! Fazer o seu melhor é indiscutivelmente fundamental em tudo. Mas acreditar que é o único fator determinante é uma gigantesca e irreparável tolice.

Imagine que você seja um bom chef de cozinha e acaba de se inscrever para uma importante competição de natação na sua cidade. Se você vencer, a sua carreira como chef irá se projetar fantasticamente. Esta é uma causa nobre. 

Não importa quanto faça o seu melhor. O seu talento como gourmet não vai ajudá-lo na piscina de modo algum. De que adianta fazer o seu melhor?

O que eu quero dizer é que sempre – sempre – é e será útil se questionar se você está se esforçando na direção certa. 

Se você é apaixonado por dança, por música, ciência, arte, se você se empenha para tornar-se um campeão no jogo de xadrez, você tem que dar o seu melhor e se esforçar até alcançar o seu objetivo. No entanto, jamais se esqueça de que existem outros fatores que fazem parte da equação do seu sucesso, como: capacitar-se, planejar, dedicar muito tempo à prática de fazer certo etc.

Dar o seu melhor é parte essencial de tudo isso. Mas não é a única peça do quebra-cabeça. 

Seja esperto e escolha ‘onde’ e ‘como’ investir a sua energia e inteligência lembrando-se de que o sucesso envolve com a máxima seriedade mais do que você imagina ou um palestrante motivacional qualquer tentou lhe convencer.