COLUNAS

min de leitura - #

Alvorada com fogos

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem dormiu e não acompanhou madrugada adentro a votação da admissibilidade do impeachment da presidente da República Dilma Roussef (PT) no Senado, ontem, acordou com o espoucar de fogos de artifícios e buzinaço em todo o País. Em Apucarana, logo após anunciado o resultado da votação que afastou a petista, pouco depois das 6 horas da manhã, ouviram-se os primeiros rojões na área central da cidade e alguns buzinaços. As comemorações prosseguiram durante toda a manhã na área central da cidade. Nos estabelecimentos comerciais funcionários acompanharam pela televisão o noticiário sobre o impeachment.

Amargas As medidas para recuperar a economia a serem adotadas pelo presidente Michel Temer serão amargas e impopulares, mas necessárias, na opinião do governador Beto Richa. “Eu acho que esse é o dever do governo, de fazer o ajuste e será amargo, porque o Brasil está no fundo do poço”, disse.

Popularidade “Não há remédio hoje que recupere um paciente em estado praticamente terminal. As medidas serão impopulares, duras”, afirmou Beto Richa, que diz ter passado pela mesma dificuldade no Estado, com queda em sua popularidade, ao aplicar medidas para tentar recuperar o caixa estadual em 2015.

Corrupção Na véspera da votação do impeachment da presidente Dilma no Senado, o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato em Curitiba, disse que o País deve continuar intolerante com esquemas de corrupção em órgãos públicos. A declaração foi dada em simpósio de Direito em Maringá.

Ânimos Em sua palestra, Moro diz ser momento de apaziguar os ânimos, mas ressaltou a necessidade de manter a luta contra a corrupção. “É importante num momento político talvez conturbado que nós pensemos essas questões apartidariamente e com espírito de tolerância”, disse Moro.

Marcha Participando da Marcha dos Prefeitos à Brasília no dia em que o Congresso afastou Dilma Rousseff da presidência da República, a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Maria Regina Della Rosa Magri, afirmou esperar que o país supere logo esta situação delicada.

Página “O impeachment é uma ferramenta constitucional e seu julgamento é de responsabilidade do Senado. Porém, o trabalho de combate à corrupção deve continuar. Ainda temos 6 meses antes de virar esta página, mas esperamos que o país volte a crescer e a população deixe de sofrer”, diz Maria Regina.

Encontro Aliás, cerca de 130 prefeitos do Paraná que participaram da Marcha a Brasília manifestaram o interesse de participar de um encontro com o presidente interino da República, Michel Temer. Eles querem uma garantia de que o futuro governo fará uma revisão do pacto federativo.

Problemas Um dos pontos principais do documento assinado pelos prefeitos em Brasília é um pedido de agenda urgente com Temer para a busca de soluções que amenizem os graves problemas financeiros causados aos 5,4 mil municípios brasileiros por causa da crise econômica e política do País, segundo eles reclamam.

Diárias A detenção do vereador Nicodemos Ferreira dos Santos (PDT), em Curitiba, suspeito de portar drogas, ainda vai render muita polêmica em Mauá da Serra. Ele e outros três vereadores teriam recebido R$ 1,5 mil em diárias para custear a viagem à Capital. Tribunal de Contas está de olho nas diárias.

Portela O vereador Paulinho Portela (PDT) deverá ser o candidato a prefeito de Faxinal nas eleições deste ano. Ele faz parte do grupo do prefeito Adilson Silva Lino (PDT) e já tem o apoio do prefeito para disputar o cargo. Paulinho é de família pioneira em Faxinal e está no segundo mandato de vereador.

Vapt Vupt
A vereadora de Apucarana, Aurita Bertoli (PT), retornou
ontem de uma viagem a Brasília.
Na condição de delegada, Aurita participou da Conferência Nacional das
Mulheres.
A nomeação de Ricardo Barros para o Ministério da Saúde é vista com bons olhos na região.
Muitos prefeitos da região já pensam em agendar audiência com Ricardo Barros