COLUNAS

min de leitura - #

Arapongas recebe Ratinho Jr. e Beto Preto

Da Redação

| Edição de 30 de janeiro de 2024 | Atualizado em 30 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas recebe Ratinho Jr. e Beto Preto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) cumpre agenda nesta quarta-feira em Arapongas. O primeiro evento é a inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Norte Paranaense (Honpar), às 13h30, na companhia do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD) e comitiva. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, investiu R$ 16,6 milhões para a construção do espaço, que conta com 140 leitos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento é parte da estratégia de regionalização dos atendimentos em saúde. A partir das 15h, o governador e comitiva visitam a Movelpar Home Show 2024, no Centro de Eventos Expoara, uma das maiores feiras de móveis, eletrodomésticos, colchões e decoração do País. 

Dia da sessão itinerante 

O espaço da Assembleia Legislativa do Paraná durante a Movelpar Home Show 2024, que ocorre no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas, já está aberto para receber a sociedade. A primeira edição de 2024 da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da população paranaense, ocorre no município durante a feira. O Poder Legislativo promove nesta quarta-feira a 10ª sessão especial de interiorização da Assembleia para colher reivindicações da sociedade civil e homenagear personalidades da região. O evento está marcado para as 18 horas, sob comando do presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD).

Encontro de prefeitos

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), recebeu nesta terça-feira a visita do prefeito de Rio Bom, Moisés Andrade (PSD). Na pauta do encontro assuntos como educação, saúde e a estrada que liga as duas cidades, além de perspectivas das duas administrações municipais para o ano que se inicia. “Apucarana e Rio Bom são duas cidades irmãs com interesses em comum. Receber o prefeito Moisés é sempre um prazer”, afirma Junior da Femac. Moisés Andrade informou a Junior da Femac sobre os preparativos da festa de aniversário de Rio Bom, nos dias 26,27 e 28 de abril. “Rio Bom é a capital estadual do “Churrasco no Espeto de Bambu”, destacou Moisés Andrade.

Jandaia reajusta salários

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), teve projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores que concede reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos municipais ativos e inativos, comissionados e pensionistas, a vigorar a partir de janeiro deste ano. Segundo ele, a recomposição salarial está sendo feita conforme índice apurado do INPC/IBGE de janeiro a dezembro de 2023, que foi de 3,71%, mais ganho real de 1,29%. Lauro Junior assinala que o aumento foi calculado levando-se em conta a capacidade financeira do município e como forma de valorizar o funcionalismo municipal.

Bebedouro do Facchiano

Pouca gente sabe, mas o bebedouro público da Praça 28 de Janeiro, em Apucarana, que foi toda revitalizada, é o primeiro instalado pela administração municipal atendendo a um projeto de lei do vereador Luciano Facchiano (PSB). O bebedouro, que irá atender tanto pessoas como também animais, fica localizado ao lado da academia ao ar livre. O projeto de Facchiano criou o programa “Água é Vida” e foi aprovado em 2021 pela Câmara. “Grande parte da população usa as praças para práticas de atividades físicas e também para o lazer em família, assim como os parquinhos para as crianças. A água potável é essencial e primordial à saúde de todos”, enfatiza Facchiano.