COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto: hora da decisão

Editoria de Política

| Edição de 01 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Preto: hora da decisão 
A semana será decisiva para o futuro político do prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD). Reeleito prefeito com 91% dos votos nominais e com um saldo significativo de obras, serviços e programas, Beto Preto terá, a partir desta segunda-feira, mais cinco dias úteis para se decidir se conclui seu mandato até 2020 ou se renuncia para concorrer a uma vaga de deputado federal. Já nestes últimos dias as conversas e articulações de Beto Preto com lideranças e empresários locais e regionais foram intensas. “Estou conversando com minha família, meu grupo político e também dialogando com todos que têm nos procurado para avaliar essa eventual candidatura a deputado federal. A minha decisão virá até sexta feira”, anuncia o prefeito.

Articulações Beto Preto recebeu telefonemas do presidente estadual do PSD, Eduardo Sciarra, do pré-candidato ao Governo, Ratinho Junior (PSD), e do secretário de Desenvolvimento Urbano, João Ortega. Também recebeu ligações do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), pré-candidato à reeleição como deputado federal e esposo da vice-governadora e pré-candidata ao governo, Cida Borghetti (PP).

Cotado Segundo assessores mais próximos do prefeito Beto Preto, ele também foi informado nesta semana sobre levantamentos pré-eleitorais realizados pela cúpula de alguns partidos. Segundo  tais sondagens, o nome do prefeito de Apucarana estaria inserido entre os mais lembrados para as 30 vagas a que o Paraná tem direito na Câmara Federal. 

Visibilidade Para caciques da política paranaense, o nome de Beto Preto já ganhou visibilidade estadual. Isso pela repercussão positiva de sua gestão e ainda pelas funções que exerce, como a vice-presidência de Saúde Pública da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). 
 
Agenda cheia - Enquanto avalia os prós e contras de uma candidatura a deputado federal, Beto Preto terá uma semana de agenda cheia, com anúncio e entrega de obras, além de eventos em Curitiba. Amanhã, ele recebe o deputado federal Aliel Machado (PSB), para 3ª a licitação da terceira etapa da pavimentação asfáltica no Jardim Novo Horizonte. 

Undime e CEO - Na terça-feira, o prefeito de Apucarana participa, em Curitiba, de congresso da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ele integra a mesa de abertura do evento e irá ministrar palestra sobre os avanços da educação no município. Ainda nesta semana, Beto Preto inaugura o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com 22 gabinetes de atendimento.
Mais obras Ainda nesta semana, o prefeito de Apucarana deve liberar a licitação da segunda etapa do asfalto no bairro Recanto Mundo Novo, segunda etapa do asfalto na Rua Leutério Livotti e recape geral no Recanto Belvedere. A semana terá ainda a retomada das obras do Residencial Fariz Gebrim e a entrega dos uniformes aos estudantes das escolas municipais.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Até final do expediente de quinta-feira não estava concluída a pauta da ordem do dia. Vale lembrar que todos os projetos pendentes foram nas sessões extraordinárias realizadas no decorrer desta semana que passou.

Cambira O município de Cambira foi contemplado nesta semana com uma verba de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil do deputado federal Rubens Bueno (PPR). O recurso, direcionado à saúde, foi solicitado pelo presidente do diretório municipal do partido, Aparecido Belini, junto com companheiros.

Investimentos O presidente do PPS de Cambira, Cido Belini, afirma ter a certza de que a verba no valor de R$ 150 mil liberada pelo deputado Rubens Bueno será muito bem aplicada pelo prefeito Emerson Toledo (PROS) no custeio da saúde pública, principalmente na aquisição de medicamentos e outras demandas.

Lidianópolis O prefeito de Lidianópolis, Adauto Mandu (PHS), antecipou na última quinta-feira a folha salarial do funcionalismo, já que o dia 30 caiu na Sexta-Feira Santa. Segundo ele, a iniciativa, além de permitir que servidores pudessem receber os salários antes da Páscoa, revela que a Prefeitura está com as contas controladas.

Vapt Vupt

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) se diz simpático à candidatura de Ratinho Jr. (PSD) ao governo do Paraná.       
Jair Bolsonaro, que é pré-candidato a presidente, gostaria de ter Ratinho Jr. como seu aliado no Estado.       
No Paraná, o PSL pretende lançar o deputado federal Fernando Francischini como candidato ao Senado.         
O prefeito de Guarapuava, César Silvestri (PPS), desistiu de sua candidatura ao governo do Estado.