COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto: pressão e assédio

Editoria de Política

| Edição de 15 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Há vinte e dois dias do prazo final para desincompatibilização, visando à disputa eleitoral deste ano, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSB), segue avaliando a possibilidade de disputar ou não uma cadeira na Câmara Federal. Ontem, ele recebeu a visita do vice-presidente do Diretório Estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Ciro Novaes, que oficializou convite para que Beto Preto fosse candidato a deputado federal pelo partido. Ele disse que, se Beto Preto aceitasse, o presidente nacional do PRTB, Levi Fidélis, viria a Apucarana para abonar sua ficha de filiação. O prefeito agradeceu respeitosamente o convite, mas declinou, considerando que foi eleito pelo PSD e mantém estreita ligação com as lideranças do partido em todo o Paraná.

Apoio na CNM Ainda ontem, Beto Preto recebeu a visita de Joarez Henrich, ex-prefeito de Barracão e ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que atualmente trabalha como consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Henrich defende abertamente a candidatura de Beto Preto a deputado federal, como legítimo representante do municipalismo no Estado.

Uvepar idem Outro que veio reforçar o apelo pró-candidatura de Beto Preto foi o vice-presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Luciano Soares. No seu entender, o prefeito de Apucarana reúne plenas condições de alçar voos mais altos no campo político. “O saldo de sua gestão, os 91% na reeleição como prefeito e a repercussão positiva disso tudo no Paraná o credenciam como forte candidato”, avaliou. 

Reforma do Fênix O assessor parlamentar Arilson Chiorato (PT) deu ontem uma ótima notícia ao prefeito Beto Preto. Trata-se de uma emenda que ele articula com o deputado federal Toninho Wancheer (PROS), autorizando R$ 1,1 milhão para a conclusão das obras do Cine Teatro Fênix. A documentação está sendo encaminhada em caráter de urgência e a liberação do recurso pode acontecer em breve.

Preso I O ex-prefeito de Bom Sucesso, José Edno Vanzella, foi preso na tarde de terça-feira por policiais civis quando se encontrava no centro de Jandaia do Sul. A polícia cumpriu mandado de prisão expedido pela Comarca de Peabiru, para onde ele foi recambiado para prestar esclarecimentos sobre suposto envolvimento em furtos de tratores e implementos agrícolas.

Preso II Segundo o delegado de Jandaia do Sul, Adilson José da Silva, que coordenou a operação juntamente com o investigador José Oribes da Silva e o agente Adilson Baragão, o mandado de prisão expedido contra o ex-prefeito José Edno Vanzella é apenas preventivo. Vanzella foi prefeito de Bom Sucesso por dois mandatos: de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.
Em Brasília Vários prefeitos da região estiveram em Brasília na última segunda-feira. Eles foram prestigiar a cerimônia de lançamento do programa Internet para Todos, feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com a presença do ministro Gilberto Kassab e do presidente da República, Michel Temer (MDB).

Acesso O projeto Internet para Todos irá prover acesso à banda larga em localidades sem conexão. Pelo menos 2,7 mil municípios já assinaram o termo de adesão ao projeto. O ministro Gilberto Kassab considera este programa especial de internet “a virada de uma nova página da história da economia e do cidadão brasileiro”.

Trânsito O vereador Erasmo Antônio Sermidi (PTB), de Jandaia do Sul, apresentou indicação na sessão desta semana pedindo ao prefeito Ditão Púpio (PSC) a municipalização do trânsito local. Segundo ele, com este sistema oficializado o Município terá mais condições de adotar medidas de melhorias no setor.

Melhorias De acordo com o vereador Erasmo Sermidi, com a municipalização do trânsito em Jandaia do Sul a Prefeitura poderá implantar o sistema de estacionamento rotativo, desta forma aumentando a receita do Município, além de desenvolver ações de controle do tráfego de veículos e de redução de acidentes de trânsito.

Consultas O vereador Rodrigo Vanoni Alberton (PTB) está sugerindo ao prefeito que implante em Jandaia do Sul o sistema de agendamento de consultas no setor de saúde do município, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Segundo ele, a medida não requer custos e facilita a vida dos usuários.

Vapt Vupt

Postulantes à Presidência da República estão lançando suas pré-candidaturas em diversos pontos do País.  
Hoje, quem se lança pré-candidato a presidente é José Maria Eymael, do DC (Democracia Cristã).
O lançamento de Eymael à presidência da República será hoje pela manhã em Rio Branco, capital do Acre.  
Outros políticos de partidos nanicos estão anunciando suas pré-candidaturas neste período pré-eleitoral.