BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Nove dias de oração com a Senhora de Lourdes

Da Redação

| Edição de 31 de janeiro de 2024 | Atualizado em 31 de janeiro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

"Nossa Senhora de Lourdes, ensina-nos a viver o Pai-Nosso.”

Desde a primeira aparição, a Oração foi o primeiro contato entre a linda Senhora da Gruta de Massabielle com a jovenzinha Bernardete, naquele dia tão especial. Numa troca de olhares, a jovem entendeu o que a Senhora lhe pedia: um doce convite a juntar-se a Ela em oração! E, unindo-se a Ela, rezaram, e em todos os encontros, a oração era o diálogo primeiro. Ali, aos pés da Mãe de Lourdes, Bernardete verdadeiramente aprendeu a viver o Pai-Nosso. 

Assim faremos a partir do dia 02 de fevereiro, nossa Catedral de Apucarana será como aquela gruta, local onde, chamados por Ela, rezaremos a Novena em preparação para a comemoração da solenidade Dela, a nossa Mãe e Padroeira da cidade e da Diocese. Em todas as suas aparições, Nossa Senhora faz um apelo materno para que façamos penitência e rezemos contínua e incansavelmente pela paz mundial e pela conversão da humanidade. 

Na gruta de Lourdes não foi diferente, a Mãe da Igreja, nos pede oração, oração e oração, sempre, com fervor e fé, com amor e esperança e, sendo Ela a pedir, quem somos nós para negarmos esse pedido? Se Ela, a escolhida por Deus, o maior exemplo humano de oração, humildemente se deixou ver e rezou com a jovem Bernardete, certamente, em nossos dias, a linda Senhora nos chama e reza conosco. Mas, por qual razão fazemos novena? Qual o sentido de se rezar nove dias seguidos antes da celebração da Padroeira? O costume de se fazer novenas é muito antigo, faz parte da tradição popular homenagear os santos padroeiros com orações, festas e novenas, numa demonstração carinhosa de reconhecimento do que Eles, os Santos, representam para nós. Sabemos que Nossa Senhora de Lourdes não precisa de nossas orações; nós, pobres pecadores sim, precisamos do auxílio da Mãe, de sua suave e firme intercessão a nosso favor. 

Vamos celebrar nove dias em honra a Nossa Senhora de Lourdes; nove dias de orações e missas onde, quem mais vai receber seremos nós, filhos e filhas da Virgem Mãe e Senhora: nós todos, dia após dia, aprenderemos a ser perseverantes na oração junto a Jesus e a Maria; aprenderemos a adorar Jesus Sacramentado e a recebê-lo na Santíssima Eucaristia ou espiritualmente; aprenderemos que a confissão nos limpa a alma e nos liberta para uma vida ao lado da Mãe e do Filho; aprenderemos que a oração, quando feita junto à comunidade, numa só voz, num só clamor tem uma força enorme, capaz de derrubar tantas barreiras criadas pelo mundo que se encontra sem noção do Sagrado; aprenderemos que o mesmo Jesus, nascido da Virgem Maria, está presente por inteiro em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia; aprenderemos que, junto com a Senhora de Lourdes, somos mais fortes e, aprenderemos Dela, a viver o Pai Nosso em nossa vida cotidiana! Nesta Novena em honra a Nossa Senhora de Lourdes, que nosso coração se abra à conversão, sob a intercessão Materna da Senhora de Lourdes.