BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Senhor, leva-me a anunciar o vosso amor!

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2023 | Atualizado em 18 de outubro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como são belos os pés daqueles que anunciam a Boa-Nova” (Rm 10, 15)

O cristão é, por sua natural filiação Divina, responsável por testemunhar o Amor de Deus com coragem, destemor e alegria e, acima de tudo, com verdade em suas atitudes cotidianas. Ainda que isso possa parecer muito difícil nos dias atuais, é possível ser um leigo missionário, um cristão comprometido com o anúncio do Reino de Deus. O mundo está sedento de amor no sentido pleno, do amor que não passa, o homem está carente mesmo de encontrar-se com Jesus Cristo e, pasmem, a maioria não sabe como proceder ou a quem recorrer nem onde procurar. Muitos até estão procurando dentro das nossas Igrejas, mas ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo nem encontraram quem lhes anunciasse a pessoa do Salvador! 

Mais que palavras, somos todos chamados a ter atitudes missionárias, ações e gestos que demonstrem que Jesus É o Senhor de todas as áreas de nossa vida: de nossa família, nosso trabalho, nossa saúde e nossas dificuldades; ser missionário é ser uma pessoa comum que trabalha, tem família, problemas e alegrias, saúde e doenças também, dificuldades e momentos bons, cruzes e bênçãos, altos e baixos, mas que em todos esses momentos, nunca está sozinho, pois Jesus sempre está em primeiro lugar em qualquer situação. Ser missionário é não ter vergonha de rezar antes das refeições num restaurante, numa festa, num churrasco; é não dar vazão a assuntos ou conversas perniciosas ou que deem má interpretação; é ter cuidado com o vocabulário que contenha palavras de baixo nível (pois a boca fala do que o coração está cheio); ser missionário é ter coragem de dizer numa roda de amigos ou amigas que precisa ir embora porque está na hora de se preparar para ir à missa ou à reunião da pastoral na sua paróquia e, quem sabe convidar alguém que não faça parte para ir junto. 

A missão do cristão é viver no mundo sendo de Cristo, vivendo por Cristo e em Cristo, e provar que vale a pena viver assim! Ser missionário não exige muitas palavras, exige gestos de carinho, acolhimento, ouvidos atentos, olhos amorosos e abraços sinceros. Ser missionário é sair de si mesmo, deixando sua dor em casa, e cuidar da dor do outro, numa visita, rezando com o outro ou apenas fazendo-lhe companhia, sendo um porto seguro na dificuldade. Conta uma pequena história real que duas senhoras desconhecidas se encontraram num mercado e, por acaso, numa troca de informações sobre um produto qualquer, uma delas soltou um desabafo interior. A outra, ouvindo-a atentamente, disse-lhe: ‘confie em Nossa Senhora e lhe entregue seu problema, eu também o farei e rezarei por você.’ Passados vários meses, elas se encontraram. Um abraço, entre lágrimas, revelou que a situação havia sido resolvida, com orações, da melhor maneira. Ambas passaram a se encontrar nos momentos de oração, na Paróquia. Há muitas formas de ser missionário, o mês de outubro nos lembra dessa vocação pessoal e comunitária que temos enquanto cristãos batizados e comprometidos com Jesus Cristo e sua Igreja. O chamado à missão é para todos, não apenas para os consagrados, religiosos, sacerdotes, como pensam a maioria das pessoas, todos os leigos têm a mesma vocação missionária e devem desenvolvê-la. Sejamos de fato missionários onde vivemos, anunciando Jesus e seu Reino para que outros possam sentir o coração arder de amor por Ele. Sejamos anunciadores, colaboradores da obra de Jesus, Ele é o Missionário por excelência, certos de que quem faz a obra no outro é o mesmo Espírito Santo que nos impulsiona a anunciar. Que a Mãe da Missão, a Virgem Maria nos auxilie a servir com humildade e confiança ao Senhor dos Senhores, Cristo Jesus.