BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Somos, oficialmente, a Diocese de Nossa Senhora de Lourdes!

Da Redação

| Edição de 17 de abril de 2024 | Atualizado em 17 de abril de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Diocese de Apucarana, Paraná, “porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério.”, criada aos 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI (1963-1978) e instalada aos 28 de março de 1965 com o início do pastoreio de Dom Romeu Alberti (1965-1982), é a Igreja de Jesus Cristo, povo de Deus e Corpo de Cristo, na região centro-norte do Paraná. 

Apucarana, cidade escolhida para ser sede da Diocese, tinha como Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, sendo assim, toda a Diocese assumiu como sua Padroeira a Virgem Mãe, a Senhora de Lourdes. Tão natural e tão óbvio pareceu àquela porção do povo de Deus ter a Mãe de Jesus como intercessora de toda Diocese, que assim se denominou. E, agora, próxima de completar seus 60 anos como Diocese de Apucarana, o que era tão natural e óbvio se torna OFICIAL, pelas mãos do Papa Francisco que Declara Nossa Senhora de Lourdes como Padroeira da Diocese de Apucarana. Nosso coração se alegra com essa Declaração Oficial do Santo Padre, o Papa Francisco, que olhou com carinho para o povo diocesano apucaranense e efetivou o desejo inicial que todos tinham em relação à designação da Padroeira Diocesana. 

Toda a história da Diocese foi construída sob a intercessão da Bela Senhora, como a chamava Santa Bernadette, a quem a Virgem apareceu por 18 vezes. Nosso povo diocesano recebe um presente de inestimável valor justamente quando se prepara para a comemoração do 60º aniversário de fundação, fazendo-nos repensar no quanto a bondade de Deus se estende sobre seu povo. Lembremo-nos queridos irmãos e irmãs, que Deus renova todas as coisas, sempre! Talvez estivéssemos acostumados a ter a Senhora de Lourdes de Lourdes como Padroeira e, no cotidiano, não lhe déssemos a devida importância. Oficializado agora esse título, somos chamados, todos nós, a elevar nossa gratidão a Deus que, com seu Espírito Santo, moveu o Santo Padre a olhar para nossa Diocese com estimado apreço, declarando como nossa Padroeira a Mãe do próprio Deus. 

Tudo tem seu tempo e sua hora certa, e a hora para nós é essa: de expressar com nossas orações e ação de graças toda nossa alegria e gratidão por esse tão importante presente. De agora em diante o dia de Nossa Senhora de Lourdes, terá um calendário litúrgico próprio, com o dia 11 de fevereiro sendo celebrado como Solenidade e o dia 16 de abril, dia de Santa Bernardette, celebrado com a categoria de Festa. Que Santa Bernadette nos ensine a amar cada vez mais a Bela Senhora, invocando sua intercessão, hoje e sempre: “Nossa Senhora de Lourdes, vosso povo clama: socorrei e abençoai a Diocese de Apucarana!”. Amém.