COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Amuvi reúne prefeitos em Faxinal

Da Redação

| Edição de 29 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 29 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Amuvi reúne prefeitos em Faxinal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão se reunir nesta sexta-feira em Faxinal. O encontro será a partir das 9h30 no Centro de Convivência da Melhor Idade, ou seja, no mesmo espaço onde funciona o 40 Country Club. Esta é a primeira reunião sob a presidência do prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), que assumiu o cargo no dia 26 de janeiro. Da pauta de assuntos constam palestra da advogada Bruna Farias sobre a conduta dos prefeitos no campo administrativo e político neste ano eleitoral e durante a campanha eleitoral e apresentação de um projeto de desenvolvimento do Vale por parte do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli. O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo (foto), pede a todos os prefeitos para que compareçam à reunião.

Troca de secretário 
Em Faxinal, o secretário municipal de Saúde e pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, Fernando Decarle Campos (PSD), já deixou o cargo nesta semana, pensando na sua preparação para a disputa eleitoral. Para o seu lugar, o prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, nomeou Reginaldo da Cruz Junior. Fernandinho, como é mais conhecido na comunidade, tem o apoio do prefeito Gallo para concorrer à Prefeitura. Segundo Gallo, que está fechando seu período de oito anos como prefeito de Faxinal, Fernandinho é uma pessoa preparada para comandar a Prefeitura, sabe onde buscar recursos, além de representar uma renovação no processo político do município.
Pedido atendido
O vereador Moisés Tavares (Cidadania) manifestou seu agradecimento nesta quinta-feira à Secretaria de Esportes de Apucarana. É que na sessão ordinária de segunda-feira, ele teve requerimento aprovado pedindo que os treinamentos de várias modalidades esportivas fossem remanejados do Lagoão para outros pontos da cidade enquanto a Central da Dengue está funcionando naquele local. Isso evitaria gritarias e barulho durante os atendimentos médicos. Seu pedido foi prontamente atendido. “Deixo aqui meu agradecimento pela agilidade e pelo zelo com a nossa população que passa por momentos difíceis por conta dessa doença”, escreveu nas redes sociais.
Rejeitado pelo PT
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná negou, por unanimidade, a filiação partidária do ex-deputado estadual Paulo Roberto da Costa, também conhecido como Galo, durante reunião realizada nesta terça-feira. Na Assembleia Legislativa do Paraná, o ex-parlamentar cumpriu mandato pelo Partido Progressista (PP), de 2018 a 2022.
O ex-deputado tentou se filiar à sigla do presidente Lula para disputar a prefeitura de Paranaguá, nas eleições municipais deste ano. O motivo da rejeição é que o ex-deputado fez muitas críticas ao PT conforme vídeo que circula entre os membros do diretório. 
Barros como ministro?
O deputado federal licenciado e atual secretário de Indústria e Comércio do governo Ratinho Junior (PSD), Ricardo Barros (PP), estaria cotado para substituir Nísia Trindade, indicada pelo PCdoB, no Ministério da Saúde. Esse seria o principal motivo que Ricardo Barros, ex-líder de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara Federal, vem sendo chamado constantemente para ir a Brasília para conversar com políticos da base aliada do presidente Lula (PT), insatisfeitos com gestão de Nísia. Ricardo Barros passou pelo Ministério da Saúde na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), tendo agradado a base aliada na época.