COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto abre conferência de saúde

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2023 | Atualizado em 16 de maio de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES), abriu na última  segunda-feira (15) as atividades da 13ª Conferência Estadual de Saúde, que se estende até amanhã, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Esta é a primeira edição do evento desde o início da pandemia e tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

O secretário Beto Preto destacou, durante a cerimônia de abertura, o compromisso do Governo do Estado com os municípios, além de enaltecer o papel da saúde pública durante a pandemia. “Foi uma grande jornada, com muita dor, dificuldade, mas também com aprendizados, ações e sobretudo resiliência. Se hoje estamos aqui, reunidos neste ambiente, é pela capacidade da saúde pública, que deve ser fortalecida diariamente”, disse o secretário.

Eleição na Acavi 

A Associação das Câmaras Municipais do Vale do Ivaí (Acavi) fará reunião amanhã, às 9 horas, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em Apucarana. Na oportunidade, os vereadores vão eleger a diretoria definitiva da Acavi que, até agora, tem apenas uma diretoria provisória que foi constituída para trabalhar na sua reativação e reorganização da parte burocrática. Essa diretoria provisória tinha como presidente a vereadora Gertrudes Bernardy ( MDB), de Ivaiporã, e Cleber Alexandre Torres ( Cidadania), o “Coxa”, de Cambira, como vice-presidente. Agora, “Coxa” deverá ser eleito presidente e Gertrudes vice, conforme acordo firmado entre os dois e demais membros da atual diretoria.  

Reunião da Amuvi

Na sexta-feira, prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão se reunir, a partir das 14 horas, na Sociedade Rural de Jandaia do Sul. Eles serão recepcionados pelo prefeito da cidade e presidente da Amuvi, Lauro Junior (União). O evento foi marcado para Jandaia do Sul para coincidir com a abertura do 2º Festival da Cachaça, que será realizado até domingo com a participação de 50 produtores da cachaça. O Piso Nacional da Enfermagem deverá ser um dos temas debatidos. O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, confirmou presença.

Júnior em Curitiba

Cumprindo agenda em Curitiba ontem, onde foi mais uma vez mostrar as experiências exitosas da educação de Apucarana, que se consolida como referência em ensino de qualidade em todo estado, o prefeito Junior da Femac aproveitou a viagem para defender algumas demandas do município junto ao Palácio Iguaçu. O prefeito foi recebido em várias secretarias e também pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, com quem Junior vem discutindo uma série de projetos importantes para Apucarana, notadamente nas áreas de logística e infraestrutura, setores que o prefeito, que é engenheiro, tem especial atenção.   

Em defesa do Sesc e Senac

Apoiadores e funcionários do Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de todo o País realizaram ontem uma manifestação contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 9/2023. A proposta retira 5% dos recursos das duas instituições destinados à educação, saúde, cultura, lazer e assistência social e repassa essas verbas para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Segundo o “Sistema S”, a redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras. Na região, as mobilizações contra o projeto de lei foram realizadas em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã.