COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto debate dengue em Brasília

Da Redação

| Edição de 28 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 28 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Beto Preto debate dengue em Brasília

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou em Brasília, nesta quarta-feira, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que foi convocada para discutir vários assuntos e, principalmente, as estratégias de enfrentamento à dengue. “O cenário da dengue é muito preocupante no País. Por isso, é importante essa junção de esforços das três esferas de gestão da Saúde. Nosso enfrentamento é todo dia. E essa mobilização nacional vai ser fundamental”, disse. A reunião contou ainda com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o governo federal, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado. Neste sábado, será realizado um dia D nacional de mobilização contra a doença.

Amuvi e as eleições 

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) reúne os prefeitos nesta sexta-feira, às 9h30, no Centro de Convivência da Melhor Idade, em Faxinal. Segundo o presidente da associação, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, um dos assuntos da pauta será como devem se comportar os prefeitos na parte administrativa e também política neste ano eleitoral e, em especial, durante a campanha eleitoral. Todos os esclarecimentos serão feitos pela advogada Bruna de Farias. Também estará presente o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fará apresentação de um projeto de desenvolvimento da região, além de outros convidados.

Nova seção eleitoral

Moradores do Distrito de Jussiara, no município de Kaloré, terão uma nova seção de votação no pleito marcado para o dia 6 de outubro deste ano, conforme estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A criação de mais uma seção naquele bairro rural visa desafogar a seção atual, que está com um número de eleitores cadastrados muito grande. De acordo com a Justiça Eleitoral, com instalação da nova seção, haverá necessidade de migração de eleitores da já existente para essa outra. Para maiores esclarecimentos, o eleitor deverá procurar o ponto de atendimento providenciado no próprio bairro ou o Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul.

Sérgio Souza candidato

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) afirmou nesta quarta-feira que não vê razão para que o senador Sérgio Moro (União Brasil) tenha o seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. “A cassação do senador Sergio Moro, em minha opinião como advogado, foge da razoabilidade política. Parece ser mais uma perseguição pessoal do que um processo democrático”, analisa o parlamentar (foto), que é um dos representantes do Vale do Ivaí na Câmara Federal. “No entanto, caso surja a vaga, me sinto preparado para representar o povo paranaense no Senado Federal”, acrescentou Sérgio Souza, manifestando sua disposição de entrar na disputa eleitoral caso ocorra.

Novo desembargador

O governador Ratinho Junior (PSD) assinou nesta quarta-feira o decreto que nomeia Fabio Luís Franco para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Ele fazia parte da lista tríplice para o preenchimento do cargo destinado ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil - Paraná (OAB-PR). A vaga decorre da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende. O quinto constitucional está previsto na Constituição Federal. Ele é um mecanismo de democratização do Poder Judiciário, que garante que um quinto das vagas deve ser destinado a integrantes do sistema de Justiça que não sejam magistrados de carreira.