COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto faz mobilização por ramal ferroviário

Da Redação

| Edição de 19 de janeiro de 2024 | Atualizado em 19 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Beto Preto faz mobilização por ramal ferroviário

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal licenciado e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enviou ofícios aos presidentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) pedindo apoio e a manifestação das entidades para reforçar o coro acerca da desativação da linha férrea que corta o Norte do Paraná, de Londrina até Ourinhos, em São Paulo. Beto Preto tem enfatizado o prejuízo econômico da medida e pretende desencadear um movimento forte e unido para reverter a situação. Ele assinala que já está diligenciando em Brasília para obter informações também no Ministério dos Transportes sobre essa situação.

Dengue em Lunardelli 

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD), afirma que tem ficado muito preocupado com o avanço da dengue em sua cidade. Último levantamento aponta que o município, com cerca de 5 mil habitantes, tem mais de 400 casos confirmados da doença, mais de 400 notificados, além de outros suspeitos. Grola assinala que a administração municipal tem feito todo o esforço possível para amenizar o problema, com campanhas de conscientização da população, arrastões de limpeza, aplicação de veneno e outros procedimentos. No entanto, continuam a proliferação do mosquito transmissor e aumento dos casos da dengue. Ele pede mais compromisso dos moradores para com essa situação.

Prestações de contas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) já está recebendo prestações de contas do exercício financeiro de 2023 das Câmaras de Vereadores e também das entidades municipais da administração indireta. De acordo com o órgão, a documentação deve ser enviada pelo Portal e-Contas Paraná. Os poderes legislativos, as autarquias municipais, fundações de contabilidade e fundação de direito público têm prazo até 31 de março para fazerem a entrega, enquanto os consórcios, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações de direito privado e entidades de previdência têm prazo até 30 de abril. O descumprimento do prazo poderá acarretar multa administrativa.

Eleições em Cambira

A movimentação política em Cambira, visando as eleições municipais deste ano, já apresenta vários pré-candidatos à sucessão do prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), que não poderá concorrer à reeleição. Estão na lista dos possíveis candidatos a prefeito o vereador e ex-presidente da Câmara, Cleber Torres, popular Coxa; a ex-prefeita Neusa Bellini, apoiada pelo seu marido, o ex-prefeito Sidney Bellini; o ex-prefeito Laércio Barriquelo; a atual secretária municipal da Saúde, Ana Lúcia, e Juliano Sapatini, que fazem parte do grupo político da atual administração; e ainda o ex-vereador Manoel Nochi e o empresário Ivo Lenartovicz, que são filiados ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Multa para drogados

Os deputados estaduais Delegado Tito Barichello (União Brasil) e Alexandre Curi (PSD) apresentaram um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que busca tornar infração administrativa o uso de drogas ilícitas em ambientes públicos no Estado. Segundo a proposta, quem for flagrado com drogas para consumo pessoal em locais públicos como avenidas, rodovias, ruas, calçadas e praças será multado em R$ 1.412. Em caso de reincidência em um período de 12 meses, a multa será dobrada. Dinheiro da multa será destinado ao Fundo Especial de Segurança Pública.