COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto garante cirurgias eletivas em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 23 de agosto de 2023 | Atualizado em 23 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto garante cirurgias eletivas em Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Preto garante cirurgias eletivas em Ivaiporã

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira que, a partir de setembro, o Hospital Regional de Ivaiporã começa a proceder as cirurgias eletivas, atendendo a pacientes que estão na fila de espera. Segundo a secretaria, o motivo da demora é que houve um atraso no processo de licitação para contratação da empresa credenciada. A licitação foi aberta desde fevereiro, porém um recurso de uma das empresas participantes do certame retardou a sua conclusão. Agora, o processo está finalizado. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto (foto), manifestou ontem seu contentamento pelo fim do imbróglio, salientando que seu desejo sempre foi para que o hospital pudesse funcionar efetivamente no tempo mais curto possível com cirurgias eletivas, bem como demais procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, conforme é a proposta do Governo Ratinho Junior de regionalização da saúde.

Corregedor em Apucarana 

O prefeito Junior da Femac (PSD), acompanhado do Procurador Geral do Município, Rubens de França, e do secretário de Assuntos Estratégicos, Danylo Acioli, fez uma visita de cortesia ao Corregedor Geral de Justiça do Paraná, Hamilton Mussi Corrêa, que esteve na terça-feira em Apucarana. Ele veio para realizar correição nas varas judiciais da Comarca de Apucarana. Conforme explica o diretor do Fórum Desembargador Clotário Portugal, juiz Osvaldo Soares Neto, trata-se de um procedimento rotineiro para checagem do andamento de processos, produtividade dos juízes e avaliação da qualidade do trabalho do Judiciário. O corregedor Mussi veio acompanhado de três juízes auxiliares e o restante de sua equipe participou da correição de forma remota.

Sessões extraordinárias

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Molina (PL), convocou duas sessões extraordinárias para esta quinta-feira, a primeira às 15 horas e a segunda às 16 horas. Na oportunidade, vereadores vão analisar e votar um pacote de 11 projetos encaminhados pelo prefeito Junior da Femac (PSD), além de dois projetos do próprio Legislativo. A maioria das propostas do Executivo precisa ser votada em regime de urgência em função do curto prazo para entrar em vigor. Um projeto de decreto legislativo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara referenda convênio entre o Município e o Ministério da Agricultura para aquisição de máquinas e equipamentos.

Andreolla com Sérgio Souza

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), cumpriu agenda nesta semana em Brasília. O prefeito esteve tratando de interesses do município em alguns ministérios e fez questão de passar no gabinete do deputado federal Sérgio Souza (MDB) que, segundo frisa Andreolla, sempre intercedeu em favor de Novo Itacolomi nos trâmites de projetos. A comitiva de Novo Itacolomi em Brasília contou com a participação da vereadora Maria Benedita da Silva Pereira (União Brasil), a Dita do Bras, e assessores municipais. O prefeito assegura que tem vários projetos encaminhados junto ao governo federal à espera de liberação de recursos. O deputado Sérgio Souza assumiu o compromisso de fazer o possível em favor do município do Vale do Ivaí.

Guto Silva fora do PP

Alegando não ter espaço dentro do Progressistas (PP) no Paraná para suas pretensões político-eleitorais, o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, que é um braço forte no governo de Ratinho Junior (PSD), acaba de deixar o partido. Ele ainda não anunciou qual será o seu destino. Nos bastidores da política paranaense, em especial na Capital do Estado, fala-se muito no seu retorno ao PSD. Entretanto, Guto Silva tem recebido convites de várias legendas, entre elas, o União Brasil, Partido Liberal (PL), MDB e Republicanos. Vale lembrar que em 2022 Guto Silva tentou disputar o Senado Federal, mas não teve apoio necessário dentro do grupo político.