COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto no encontro de prefeitos

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2024 | Atualizado em 20 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Beto Preto no encontro de prefeitos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou na terça-feira do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), em Curitiba. Evento reúne prefeitos e gestores públicos municipais de cinco estados. O secretário apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas pela gestão nos últimos anos. Segundo ele, desde 2019 a pasta já investiu mais de

R$ 38 bilhões em ações destinadas à saúde, tendo como foco a descentralização dos serviços, aproximando o atendimento da população. Entre os destaques citados estão o programa Opera Paraná, destinado a acelerar a realização de cirurgias eletivas; recursos para o fortalecimento da rede hospitalar; aprimoramento da Atenção Primária (prestada nos municípios); renovação completa das frotas da saúde; além da execução de mais de 1.200 obras por todo o Estado. Nesta quarta-feira, ele esteve em Brasília tratando de assuntos de saúde no governo federal.

Câmara vota projetos 

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza duas sessões extraordinárias na tarde desta quinta-feira, a primeira às 14h30 e a segunda às 15h10. Segundo o presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), ao todo serão votados nove projetos de lei, sendo oito do Executivo e um da Mesa Diretora da Câmara. Um dos projetos do Executivo altera disposições da lei que trata do Sistema de Cargos e Carreira do funcionalismo municipal, com modificação do nível de vencimento inicial dos cargos de assistente social e psicólogo. Já o projeto da Mesa da Câmara impede que o controlador geral interno seja demitido antes do término do mandato.

Sede própria em Cambira

A Câmara de Vereadores de Cambira conseguiu do Governo do Estado a doação do prédio onde há muitos anos vem funcionando o Legislativo. O projeto de doação do imóvel ao Município foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Tercílio Turini (PSD), sendo aprovado em plenário e a lei sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD). Na sequência, o prefeito Emerson Toledo Pires (MDB) fez a transferência do prédio ao Legislativo. A luta para ter esse imóvel como sede própria da Câmara começou em 2021, através do então presidente da Casa, vereador Cléber Alexandre Torres (Cidadania), o Coxa, e teve seu desfecho agora na presidência do vereador Rodrigo Rodrigues (MDB).

Casa de Acolhimento

O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSD), vai colocar à disposição de todos os municípios que fazem parte da associação a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, que já vem funcionando em sua cidade. A proposta será apresentada aos prefeitos na próxima reunião da Amepar. A Casa de Acolhimento é um espaço que fica aberto especialmente nos finais de semana, feriados, nos períodos noturnos, quando as equipes policiais e a Guarda Municipal enfrentam dificuldades para garantir segurança das vítimas e de seus filhos até que medidas protetivas sejam efetivadas ou a prisão do agressor seja realizada.

Jandaia busca recursos

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), e a primeira-dama Stela Silva, foram participar do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), que teve início terça-feira e termina nesta quinta, em Curitiba. Eles aproveitaram para tratar junto ao governo do Estado de projetos e liberação de recursos para o município. Ambos mantiveram contatos, por exemplo, com a subchefia da Casa Civil e com o Instituto Água e Terra (IAT). “Temos um compromisso contínuo com o desenvolvimento de Jandaia do Sul e com o bem-estar de nossa comunidade”, explica Lauro Junior, justificando a peregrinação que está fazendo nesta semana nas secretarias e órgãos do Estado. Município tem uma série de projetos em execução ou para iniciar.