COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto patrono dos cursos da UTFPR

Da Redação

| Edição de 22 de março de 2024 | Atualizado em 22 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Beto Preto patrono dos cursos da UTFPR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, médico Beto Preto (PSD), participou nesta quinta e sexta-feira de um compromisso com o ensino superior de Apucarana. Beto foi escolhido como patrono dos sete cursos de graduação do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na solenidade de colação de grau de quinta à noite, no Cine Teatro Fênix, o secretário mostrou seu lado literário, ao citar para os formandos um trecho do livro Grande Sertões Veredas, clássico de Guimarães Rosa. “O que a vida quer da gente é coragem”, citou, incentivando os formandos na nova caminhada. Como interlocutor junto ao governo do Estado, Beto Preto anunciou um recurso no valor de R$ 4,5 milhões à UTFPR para construção do Centro de Inovação Tecnológica do curso de Engenharia da Computação.

Mutirão em Arapongas 
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai promover em Arapongas um mutirão de serviços que visa facilitar o acesso da população para emitir o título eleitoral pela primeira vez - jovens de 15 a 18 anos - ou para aqueles que necessitem regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral. Os atendimentos estão marcados para os dias 13 e 14 de abril e 4 e 5 de maio, das 9h às 16h, no Fórum Eleitoral. A pedido do TRE-PR, a Prefeitura vai disponibilizar transporte gratuito à população nos dois finais de semana do mutirão. O prazo para cadastro de novos eleitores, transferência e regularização eleitoral encerra-se no dia 8 de maio. 
Buscando a reeleição
O prefeito de Kaloré, Edmilson Stêncel (PL), confirmou publicamente nesta semana que é pré-candidato à reeleição no pleito municipal de 6 de outubro deste ano. Ele assinala que seu objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal em todos os setores e que, conforme assinala, vem dando certo e promovendo o bem-estar da população. Edmilson acrescenta que seu grupo político ainda está definindo quem será o pré-candidato a vice-prefeito e os nomes que comporão a chapa de pré-candidatos à Câmara de Vereadores. O ex-prefeito Washington Luiz da Silva (PSD) deverá ser um dos concorrentes
na disputa eleitoral.
Vereadores da base
Os sete vereadores da base atual do prefeito Junior da Femac, que agora está no MDB, ainda não decidiram sobre que rumo partidário tomar nas eleições deste ano, ou seja, se também vão para o MDB acompanhando o prefeito, se para outro partido ou se ficam onde estão. Fazem parte da base o presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), Rodrigo Recife (União Brasil), Luciano Facchiano (PSB), Mauro Bertoli (União Brasil), Toninho Garcia (União Brasil), Mário Felippe (PROS) e Tiago Cordeiro de Lima, que já é do MDB, mas está em negociações com o PDT. É possível que alguns migrem para o MDB e outros para partidos da nova base política que, além do MDB, até agora são PDT, PSB, PSDB, AGIR, DC e PRTB.
Prefeito histórico
Apesar da longa distância, o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), fez questão de estar presente no encontro regional do partido realizado nesta quinta-feira à noite, em Apucarana. “Quando fiquei sabendo que o prefeito Junior da Femac ia se filiar ao MDB, vim correndo para cá para dar boas-vindas a este grande prefeito”, afirmou. No encontro, Taborda foi enaltecido pela cúpula estadual do MDB como sendo um prefeito histórico do partido. Ele sempre militou no MDB, está no terceiro mandato de prefeito e agora vai tentar o quarto. Ele considera que o “velho MDB de guerra” está se renovando com lideranças novas, mas junto com os “velhinhos do partido”.