COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara de Ivaiporã realiza 1ª sessão itinerante

Da Redação

| Edição de 11 de maio de 2023 | Atualizado em 11 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Ivaiporã realiza 1ª sessão itinerante

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Ivaiporã realizou, nesta semana, a primeira sessão itinerante. A reunião ordinária ocorreu no salão de eventos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Jacutinga.

Na ocasião, os vereadores apresentaram diversos requerimentos e indicações solicitando melhorias ao distrito, que posteriormente serão encaminhados ao prefeito Carlos Gil (PSD). A sessão contou com a presença de todos os vereadores e de servidores do Legislativo, assim como a presença maciça de moradores do distrito.

Segundo o presidente, Edivaldo Aparecido Montanheri (PTB), o Sabão, a participação popular é muito importante. “O objetivo das sessões itinerantes é ser um dos canais de aproximação entre o Poder Legislativo e o cidadão. Essa foi a primeira experiência e ficamos muito felizes com o interesse da população que lotou o salão paroquial”, disse Montanheri. A próxima sessão itinerante será realizada no distrito de Santa Bárbara no dia 5 de junho.

Contas de 2021 

A Câmara de Apucarana deve votar na próxima segunda-feira (15) as contas referentes ao exercício de 2021 do prefeito Junior da Femac (PSD). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encaminhou ao Legislativo parecer favorável, sem apontar nenhuma ressalva nos relatórios apresentados pelo município. Assim, a expectativa é de aprovação durante sessão ordinária específica convocada para as 16 horas para apreciar a matéria. No entanto, os debates devem ser acalorados sobre o tema, já que os vereadores da oposição vêm reforçando os discursos críticos em relação à administração municipal nas últimas sessões. 

Permanência de PMs

Municípios da região estão se mobilizando para reivindicar a permanência dos soldados dos cursos de formação da Polícia Militar (PM) de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã nos municípios da região. O temor  é de que esses novos praças peçam transferência para outras cidades do Estado, mantendo o problema da falta de efetivo. Em Apucarana, o Conselho Comunitário de Segurança  (Conseg) também está se mobilizando para garantir a continuidade dos policiais na cidade e região. Os cursos de formação dos novos praças da Polícia Militar devem ser concluídos até o final deste mês. São cerca de 150 soldados formados em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. 

Transparência em Rio Bom 

O prefeito de Rio Bom, Moisés de Andrade (PSD), destacou ontem os resultados obtidos no novo diagnóstico das contas públicas divulgado na semana passada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Com nota 8,42, o município liderou na região o indicador “transparência”. O levantamento integra o Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), do TCE-PR. “É motivo de orgulho e fruto do comprometimento de toda a equipe. Hoje, nossas prestações de contas são feitas por secretaria. A transparência é uma prioridade”, afirma o prefeito, destacando também os bons resultados na área de saúde, na qual Rio Bom obteve a nota 8,71.  

Crimes ambientais 

A Promotoria de Justiça da Comarca de São João do Ivaí ajuizou ontem duas ações civis públicas contra particulares que teriam cometido diversos ilícitos ambientais em duas ilhas localizadas no Rio Ivaí. O objetivo da medida é buscar a recuperação ambiental das localidades, popularmente conhecidas como Ilha do Biral e Ilha do Balneário Ivaí. Entre as ilegalidades constatadas, estão o desmatamento de vegetação nativa, a construção de mais de 40 edificações, a criação de animais e a prática de pesca predatória. Nas ações, o MP-PR requer dos responsáveis pelos ilícitos ambientais a recuperação integral das áreas degradadas, com a demolição de todas as construções irregulares, e o plantio de mudas nativas.