COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara retarda horário da sessão

Da Redação

| Edição de 23 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 23 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Câmara retarda horário da sessão

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (PL), de comum acordo com demais vereadores, mudou o horário da sessão ordinária desta segunda-feira das 16 horas para as 18 horas. A medida foi tomada em atendimento a pedido de educadores do município. É que eles querem acompanhar a votação do projeto de lei complementar de autoria de Luciano Molina (foto) que muda a nomenclatura do cargo de assistente de educação infantil para professor de educação infantil. Com a equiparação da nomenclatura, os assistentes passam a ter benefícios iguais aos de professores, principalmente a título de aposentadoria futuramente. Além deste projeto, constam da pauta um projeto de decreto legislativo e três requerimentos. Antes, a partir das 14h30, a Câmara realiza duas sessões extraordinárias para votar projetos do Executivo.

Amuvi em Faxinal 
A reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que estava marcada para Jandaia do Sul no dia 1º de março, foi transferida para Faxinal, na mesma data, porém às 9h30. O motivo da mudança de local é que o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços e deputado federal licenciado, Ricardo Barros (PP), que era o convidado especial para fazer uma explanação dos projetos de sua Pasta, teve uma alteração na sua agenda de visitas e não poderia estar em Jandaia no dia 1º de março. Por iniciativa do presidente da Amuvi, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, a reunião será em Faxinal para que haja alternância de cidades.
Pré-candidato em São João
A advogado criminalista Alikan Zanotti, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), lançou nesta semana sua pré-candidatura a prefeito de São João do Ivaí nas eleições deste ano. Ele pretende liderar uma frente de oposição na cidade e com apresentação de um projeto de desenvolvimento ousado para o município, além de uma administração municipal participativa. Nas eleições presidenciais de 2022, Alikan Zanotti foi coordenador de uma campanha regional em favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado, que é bastante conhecido não só em São João do Ivaí como em todo o Vale do Ivaí, é filho do ex-deputado federal Expedito Zanotti.
“Novo” muda de ideia
O partido Novo passará a usar o Fundo Eleitoral nas eleições municipais de outubro. As diretrizes para utilização da verba foram definidas em reunião da cúpula nesta quinta-feira à noite. Em 2015, quando o partido foi registrado, a utilização de verba pública era rechaçada pela sigla. “Decidimos usar as mesmas armas dos nossos adversários, mas com uma divisão técnica e transparente dos recursos”, disse o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro. Para o uso das verbas ficou definido que cidades e Estados vão receber proporcionalmente ao número de eleitores e tamanho das listas de candidatos. 
Justiça Eleitoral: 92 anos
A Justiça Eleitoral brasileira completa neste sábado (dia 24) seus 92 anos de implantação. Ela nasceu com o primeiro Código Eleitoral criado em 24 de fevereiro de 1932, através do decreto nº 21.076, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, visando organizar as eleições no Brasil. “São 92 anos da sua criação e da instituição do primeiro Código Eleitoral, que definiu as funções desse importantíssimo ramo especializado da Justiça brasileira, que tem como missão maior a defesa da democracia”, comentou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, no encerramento da sessão de quinta-feira.