COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Legislativo recebe comandante da PM

Da Redação

| Edição de 05 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 05 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Legislativo recebe comandante da PM

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e o capitão Thiago Federovicz estiveram nesta segunda-feira na Câmara de Apucarana para uma visita de cortesia aos vereadores. Eles foram recebidos pelo presidente Luciano Molina (PL) e também pelos vereadores Mauro Bertoli (União Brasil), Lucas Leugi (PP), Tiago Cordeiro de Lima (MDB), Marcos da Vila Reis (PSD), Luciano Facchiano (PSB), Mario Felippe (PROS) e Moisés Tavares (Cidadania). Eles foram levar informações referentes ao serviço operacional da Polícia Militar e algumas estatísticas sobre índices criminais do começo do ano. “Posso dizer que começamos 2024 com o pé direito”, afirmou o tenente-coronel sobre a situação em Apucarana e região. Ele diz que nesta visita também pôde rever amigos de longa data, como Molina e Bertoli, e conhecer outros vereadores, além de estreitar os laços entre a PM e o Legislativo. 

Sessão só no dia 15

A Câmara de Apucarana retomou os trabalhos legislativos nesta segunda-feira, com a realização da primeira sessão ordinária de 2024 após o longo recesso parlamentar. Mas na sequência terá mais uma “parada obrigatória”. Por conta do carnaval, o Legislativo não terá sessão na próxima segunda-feira, dia 12. O presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (PL), anunciou que a próxima sessão será no dia 15, ou seja, na quinta-feira depois da Quarta-feira de Cinzas. E será no horário regimental das 16 horas. Neste ano, as sessões ordinárias serão mantidas neste horário, já que não deu certo a experiência do ano passado de passarem para o horário noturno. 

Pré-candidato do PT

Em evento realizado no último domingo, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Jardim Alegre oficializou o nome de Josias Gonçalves como pré-candidato a prefeito do município. O evento teve a presença do deputado estadual Professor Lemos, do deputado federal Elton Welter, da Coordenação do Assentamento 8 de Abril e de diversas outras lideranças do município. Os pré-candidatos a vereador do partido também foram apresentados. Josias agradeceu o apoio recebido e destacou que, em uma futura administração, seu objetivo será seguir o alinhamento com o Governo Federal, administrando por meio do orçamento participativo.

Saindo do partido

Quem está deixando o Partido dos Trabalhadores (PT) depois de muitos anos de militância é o advogado Laércio Luz, que já foi candidato a deputado estadual e concorreu à Prefeitura de Apucarana nas eleições de 2020. Ele anunciou sua desfiliação do partido nesta segunda-feira, por não concordar com os rumos que o PT de Apucarana está tomando em relação à disputa eleitoral deste ano. Ele alega que não tem sido convidado a participar das decisões internas, principalmente quanto ao lançamento de pré-candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores. No seu entender, está faltando democracia dentro do próprio partido, que sempre ouviu a militância em tudo.

Urnas eletrônicas

O projeto de renovação do parque de urnas da Justiça Eleitoral segue a pleno vapor. Até o dia 31 de janeiro deste ano, foram produzidos 203.320 equipamentos, o que corresponde a 92,42% das 219.998 novas urnas eletrônicas contratadas por meio de licitação realizada em 2021. Enquanto 200.920 (91,33%) urnas modelo UE2022 já se encontram nas sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) brasileiros, outras 2,4 mil estão em trânsito e devem chegar em breve ao destino final. A expectativa é que, até o dia 20 de março, todos os equipamentos adquiridos já estejam em posse dos TREs de todos os estados.