COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Lula e Bolsonaro na imprensa do exterior

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2022 | Atualizado em 29 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Lula e Bolsonaro na imprensa do exterior

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jornais de todo o mundo repercutiram a troca de acusações entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Lula (PT) no primeiro debate presidencial das eleições de 2022, exibido na noite de domingo na TV Band. O programa reuniu os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. O site do veículo árabe Al Jazeera afirmou que milhões de telespectadores viram “Bolsonaro retratar Lula como um ex-político corrupto que busca recuperar o poder, enquanto Lula acusou seu oponente de direita de desfazer anos de crescimento econômico e iniciativas de combate à pobreza”. O site BBC, de Londres, disse que “Bolsonaro acusou Lula de ter liderado o governo mais corrupto da história do Brasil”, enquanto o petista afirmou que Bolsonaro destruiu o país. O argentino Clarín destacou a agressão de Bolsonaro contra a jornalista Vera Magalhães.

Apoios políticos 
No ato de lançamento da candidatura de Beto Preto (PSD) a deputado federal, no último sábado, em Apucarana, estiveram presentes políticos, lideranças e gestores públicos de mais de 30 cidades de diferentes regiões do Paraná, além de centenas de apoiadores. O evento reuniu prefeitos, vices e vereadores e dirigentes partidários. Entre os que falaram, destaque para os prefeitos de Goioerê, Marilândia do Sul e Apucarana, respectivamente Roberto dos Reis de Lima (PSD), Aquiles Takeda Filho (PSD) e Júnior da Femac (PSD). Todos manifestaram a esperança de que Beto Preto esteja entre os deputados mais votados do Paraná. Sua candidatura já contabiliza apoios em pelo menos 200 cidades.
Gente da região
O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, além de entusiasmado com as candidaturas de Beto Preto à Câmara Federal e de seu vice, Paulo Vital, para deputado estadual, está otimista quanto ao futuro político do governador Ratinho Júnior, todos candidatos pelo PSD. Para o prefeito, o governador é nome para a próxima disputa presidencial, daqui há quatro anos. Aliás, os três candidatos aparecem em material de campanha em Apucarana, como adesivos e “perfurade”, com forte apelo regional, em que são apresentados como “filhos de nossa gente”. Isso porque Ratinho Junior nasceu em Jandaia do Sul e tem raízes também em Apucarana e Vale do Ivaí.
Presidenciáveis no Paraná
Líderes das intenções de voto para o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcam no Paraná nos próximos dias em campanha eleitoral. Bolsonaro deve visitar a região Oeste nesta quarta-feira além de participar de uma motociata e um comício em Curitiba no mesmo dia. O presidente pretende ainda participar de um jantar com representantes do agronegócio paranaense. Já Lula estará em Curitiba no dia 17 de setembro para um comício e uma caminhada na Boca Maldita, ao lado de seu vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato do PT ao governo do Estado, Roberto Requião.
Adesão ao e-Título
Mais de 27 milhões de eleitores no País emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral. Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022.