COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Marilândia pede recursos para a saúde

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2023 | Atualizado em 07 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Marilândia pede recursos para a saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Marilândia pede recursos para a saúde

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PSD), cumpriu agenda em Curitiba, nesta terça-feira, onde comandou a Assembleia-Geral do Consórcio Paraná Saúde, do qual é presidente, e participou da Assembleia da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Acompanhado do vereador Edmilton Feliciano (PSD), Takeda ainda teve um encontro com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, com quem tratou das demandas do município na área de saúde. Ele, inclusive, pediu recursos para aquisição de mais uma van para atender aos pacientes. “Quero agradecer ao Beto Preto por sempre atender bem Marilândia do Sul”, diz Takeda. (Na foto: Takeda, Beto Preto e Edmilton)

Mortes de civis na guerra 

Na sessão desta segunda-feira, o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (PL), lamentou o grande número de civis que vêm morrendo na guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza. Ele observa que até a 1ª Guerra Mundial 90% das mortes eram de soldados. “Não que isso se justifique, mas as pessoas, quando iam para o combate, já sabiam que poderiam morrer”. Depois da 2ª Guerra Mundial, essa situação mudou, com os civis sendo vítimas dessas atitudes cruéis. Nessa guerra terrível entre Israel e o Hamas, diz, poucos soldados morrem, enquanto é grande a mortandade de crianças, mulheres e idosos que nada têm a ver com o conflito.

Moro erra, ao corrigir

O senador Sergio Moro (União Brasil) utilizou as suas redes sociais nesta segunda-feira, para criticar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada no último domingo. Segundo ele, a avaliação teria tido uma “doutrinação ideológica” e teria sido “mal redigida”. Moro, porém, escreveu incorretamente o nome do exame, que é aplicado anualmente desde 1998, chamando-o de “prova do ENEN”. Após internautas compartilharem a publicação do senador e ironizarem o erro, Moro corrigiu a postagem feita no X (antigo Twitter), colocando o nome correto: Enem.

Contra reforma tributária

Os dois senadores pelo Paraná que integram a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Oriovisto Guimarães (Podemos) e Sergio Moro (União Brasil), votaram nesta terça-feira contra a proposta de reforma tributária. O texto base foi aprovado pela CCJ por 20 votos a seis e segue agora para votação em plenário. O texto, que simplifica as regras de impostos, ainda tinha destaques em análise ontem e agora segue para votação no plenário, o que deve acontecer nesta quarta-feira. Apesar de especialistas considerarem bom o projeto, há muitos parlamentares insatisfeitos.

Urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua trabalhando na produção de novas urnas eletrônicas modelo 2022 (UE2022) que serão utilizadas nas eleições municipais do ano que vem. Até agora já foram produzidos 100.225 equipamentos através da fábrica da Positivo Tecnologia, de Ilhéus, na Bahia, vencedora da licitação. Desse total, 91.195 urnas foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), encarregados de distribuir às seções eleitorais. O processo de montagem dos equipamentos é acompanhado de perto na fábrica por uma equipe de servidores do setor de tecnologia do TSE, os quais também supervisionam os testes feitos nos equipamentos.