COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Onofre apoia medidas para idosos

Da Redação

| Edição de 03 de outubro de 2023 | Atualizado em 03 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Onofre apoia medidas para idosos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cumprindo agenda em Curitiba nesta terça-feira, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), participou do ato (foto) em que o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou uma série de medidas voltadas aos idosos. Onofre lembra que Arapongas também tem investido em políticas públicas voltadas para a “Melhor Idade”. “ Vamos entregar mais dois novos CCI’s, que desenvolvem trabalhos socioassistenciais com os nossos idosos. A construção do Condomínio do Idoso de Arapongas tem ganhado ritmo. Além disso, temos um Conselho Municipal atuante que se soma com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Estamos cuidando daqueles que ajudaram  a construir o nosso município”, afirma o prefeito. Ainda neste sentido, Arapongas vai promover no dia 23 de outubro a abertura dos Jogos do Idoso (JIA) 2023. 

Mais uma rotatória 

A Câmara de Apucarana aprovou na sessão desta segunda-feira requerimento do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que pede à Prefeitura a possibilidade de implantação de uma rotatória no cruzamento das ruas João Cândido Ferreira, Talita Brezolin e Bandeirantes, na esquina do Espaço das Feiras e da Igreja Nossa Senhora da Esperança. O motivo é que trata-se de um cruzamento muito confuso e perigoso que tem provocado acidentes. Aproveitando a deixa, o vereador Moisés Tavares (Cidadania) disse que já apresentou indicações neste sentido em fevereiro de 2021, em maio de 2021 e em agosto de 2022 e até hoje não foi atendido.

Pedido de vista

Na sessão desta segunda-feira, o vereador Toninho Garcia (União Brasil), alvo de investigação na Câmara de Apucarana por suposta prática de xenofobia, pediu vista a três matérias que estavam na pauta de votação. Ele pediu vista ao projeto de lei do vereador Luciano Facchiano (PSB), que institui o Prêmio Agricultor Destaque; ao requerimento do vereador Poim (PSD), que pede à Autarquia de Saúde o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Pirapó e da Vila Reis até as 22 horas; e ao requerimento do vereador Marcos da Vila Reis (PSD), que pede à Viação Apucarana mudança no itinerário do ônibus que faz a linha 210 do Núcleo Afonso Camargo. 

Hauly em Apucarana

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos) estará nesta sexta-feira em Apucarana para falar sobre um assunto que acompanha de perto há anos: a reforma tributária. Hauly, que foi um dos protagonistas da reforma, é o principal convidado do Painel de Direito Tributário promovido pela Subseção da OAB local e instituições de ensino superior. O debate acontece as 19h30, no auditório Gralha Azul, na Unespar. A proposta simplifica o sistema tributário atual, substituindo cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o Senado poderá votar a reforma tributária em novembro. 

Segurança no lago

Os vereadores Carlinhos Vila (MDB), Adelaide Conceição (União Brasil) e Marcela Enfermeira (União Brasil), de Faxinal, estão pedindo à Prefeitura mais segurança no Lago Saracura e imediações, local que recebe muitas pessoas da comunidade e turistas. Entre as medidas, eles pedem instalação de câmeras de monitoramento 24 horas, iluminação nas ruas paralelas, salva-vidas com a presença de um profissional treinado e capacitado, além de bandeiras e boias indicando os locais do lago que oferecem risco de afogamento. O Lago Saracura representa um dos principais cartões postais de Faxinal, depois da revitalização feita pela gestão do prefeito Ylson Cantagallo (PSD).