COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Onofre participa de reunião no TCE-PR

Da Redação

| Edição de 18 de abril de 2023 | Atualizado em 18 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Onofre participa de reunião no TCE-PR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Atendendo solicitação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) recebeu ontem um grupo de cerca de 40 prefeitos para debater a nova sistemática das Prestações de Contas Anuais. O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSC), esteve presente no encontro. O presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, esclareceu dúvidas dos gestores a respeito dos novos critérios que vão nortear a emissão de pareceres prévios pelo tribunal, que depois serão encaminhados para votação nas câmaras municipais. Por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov),  o TCE-PR passou também a avaliar a atuação dos prefeitos na implementação de políticas públicas, deixando de se limitar à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos municípios.

“Independente”

Conforme já noticiado por esta coluna, o vereador Marcos da Vila Reis (PSD) oficializou na sessão de segunda-feira (17) que não faz mais parte da base política do prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), na Câmara. Ele disse que respeita a atual administração, que, segundo ele, vem fazendo um bom governo. No entanto, comparou o rompimento ao “fim de um casamento”. “Sou um vereador independente, não faço mais parte da base  e não participo mais das reuniões no gabinete”, anunciou. O desgaste teria começado desde a eleição para a presidência da Câmara, quando Marcos da Vila Reis lançou seu nome na disputa, mas não contou com o apoio da base política da situação, que preferiu o vereador Luciano Molina (PL). 

Apoio a Beto Preto 

Ainda na sessão da última segunda-feira (17), o vereador Rodrigo Lievore, o Recife (União Brasil), destacou a volta do deputado federal Beto Preto (PSD) ao cargo de secretário de Saúde do Paraná, atendendo a um pedido do governador Ratinho Junior (PSD). Recife afirmou que confia na visão política de Beto Preto, que irá comandar um dos maiores orçamentos do governo do Paraná. “Certamente, ele (Beto Preto) vai continuar contribuindo muito com o Paraná e com Apucarana. Além disso, ele não deixa de ser deputado federal e pode voltar ao mandato a hora que quiser”, completou o vereador. 

Segurança nas escolas

Com a presença de prefeitos da região, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e os dirigentes das 19 associações regionais de municípios se reuniram ontem com o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, em Curitiba. O tema foi a segurança nas escolas municipais. A AMP, as prefeituras e a Sesp-PR decidiram no encontro elaborar um protocolo comum de segurança para as escolas municipais, com o objetivo de unificar as medidas adotadas em relação a este tema, em todo o Estado. “Precisamos da orientação da secretaria, da qual somos parceiros, para unificar as ações e proteger a população, os nossos alunos e as nossas escolas”, disse presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB). 

Reforço no efetivo 

O coronel Hudson Leôncio Teixeira explicou que o governo estadual reforçou a segurança nas escolas do Estado com 5,6 mil policiais. Um grupo de trabalho também foi criado para discutir o tema. As escolas estão recebendo ainda R$ 20 milhões para comprar equipamentos de segurança. “A situação está sob controle. A Secretaria de Segurança e as forças policiais do Estado estão fazendo tudo o que podem e estão mobilizadas para garantir a segurança pública dos nossos alunos e das nossas escolas”, comentou o secretário, que estava acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach, e do comandante-geral da PM, Sérgio Teixeira.