COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Paraná ganha fábrica de vacinas

Da Redação

| Edição de 29 de junho de 2022 | Atualizado em 29 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná ganha fábrica de vacinas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Paraná ganha fábrica de vacinas

O ex-secretário estadual da Saúde e assessor especial do governador Ratinho Junior (PSD), Beto Preto (foto), comemorou ontem o anúncio de um novo laboratório de produção de vacinas, que será instalado em Curitiba, por intermédio da Fiocruz. Segundo ele, esta é mais uma conquista da Saúde. “O Paraná agora terá uma fábrica da Fiocruz, que vai produzir vacinas para combater doenças, como a Covid-19. Ao formalizar a parceria, lembrei de todo o esforço da equipe do governador Ratinho Junior, que nos apoiou na luta contra a pandemia”, disse Beto Preto. Ele observa que o Estado investiu pesado no controle da doença, fazendo um grande número de testagens, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e o laboratório da Fiocruz, que serviu para o governo traçar estratégias de combate e prevenção à doença.  “Com isso, evitamos mortes e casos graves”, afirma. 

Obra estrutural 
O vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD) considera que a obra de duplicação da Avenida Minas Gerais, na saída de Apucarana para Califórnia, é estrutural para a cidade e vai facilitar a vida de todos os apucaranenses que transitam neste trecho e também para todos que cruzam Apucarana, que é um centro logístico no Norte do Paraná. “Esta é uma luta de dois anos, num processo que passou pela Sedu, Paranacidade, DER e DNIT’, observa Vital, que está sempre acompanhando de perto os projetos da administração municipal de Apucarana, desde a gestão Beto Preto (PSD) e agora com Junior da Femac (PSD). Para Vital, essa obra será de fundamental importância para o bom fluxo de veículos.
Momento histórico
Desde esta quarta-feira máquinas e operários da empreiteira contratada já estão trabalhando nas obras de duplicação e revitalização do trecho urbano da BR-376, em Apucarana, na saída para Califórnia. A vereadora Jossuela Pireli (PROS), que também acompanhou o ato de assinatura da ordem de serviço em Curitiba, afirma que este é um
momento histórico para Apucarana. 
“Em nome dos vereadores agradeço ao governador Ratinho Junior, ao prefeito Junior da Femac e ao ex-prefeito Beto Preto. Apucarana merece essa obra, que era aguardada há décadas, para garantir mais segurança aos moradores e trabalhadores da região”, diz a vereadora.
Eleição na Amuvitur
Apucarana sedia nesta quinta-feira (30), na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), a eleição e posse da nova diretoria da Amuvitur (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo). Além de secretários de turismo, estarão presentes o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, e prefeitos. A chapa única para nova diretoria foi composta entre dirigentes dos municípios ligados ao turismo religioso, rural e de aventura. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), é um entusiasta do turismo como fonte de trabalho e renda para toda a região. Ele fez questão de falar com todos os colegas prefeitos para prestigiarem o evento, buscando o fortalecimento deste nicho promissor. 
Disciplina de Espanhol
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a oferta da disciplina de Espanhol na matriz curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Comissão aceitou duas sugestões de modificações no texto original: para que a implementação aconteça de forma gradativa até 2026 e para que a disciplina tenha caráter optativo. Agora o texto segue para discussão e votação em plenário. Para ser aprovada, a PEC precisa receber, no mínimo, 33 votos favoráveis em duas votações. O presidente da Comissão, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), destacou como importante o ensino do Espanhol na formação dos alunos da rede estadual.