COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

“Pinguinha” é pré-candidato em Jardim Alegre

Da Redação

| Edição de 19 de março de 2024 | Atualizado em 19 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia “Pinguinha” é pré-candidato em Jardim Alegre

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Rubens Vanderlei de Castro (Cidadania), o Pinguinha, foi lançado oficialmente como pré-candidato a prefeito de Jardim Alegre em uma reunião do seu partido realizada na última sexta-feira. Professor e presidente municipal do Cidadania, Pinguinha agradece a confiança do presidente estadual da sigla, ex-deputado federal Rubens Bueno, dos deputados estaduais Douglas Fabricio e Tercilio Turini (ex-Cidadania), dos membros do partido e dos apoiadores, destacando a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade. “Esta pré-candidatura é fruto da confiança que depositaram em mim. Com um grupo forte e capacitado, vamos construir um futuro melhor para Jardim Alegre”, afirmou. Na oportunidade, Pinguinha ressaltou sua trajetória política e os avanços conquistados durante seu mandato como vereador.

De fora da pesquisa 

Pelo menos dois nomes que há muito tempo já se manifestaram publicamente que são pré-candidatos a prefeito em Apucarana não apareceram na pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto IRG Pesquisas, encomendada pela Televisão Bandeirantes e divulgada nesta segunda-feira. São os empresários Luís Bertoli (MDB) e Adan Lenharo (PL), ambos bolsonaristas. Eles não aparecem nem na espontânea e nem na estimulada. Bertoli diz achar estranho não ter sido citado na pesquisa, o mesmo ocorrendo com Lenharo. Mesmo assim, eles dizem que não veem motivo para se lamentar, já que, por enquanto, ainda não há candidatos definidos pelos partidos.

Meio ambiente

A administração do prefeito Moacir Andreolla (PSD) criou através de decreto o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Novo Itacolomi. Segundo o prefeito, esse órgão era necessário e foi criado para buscar caminhos e ações capazes de proporcionar soluções para os problemas que afetam o meio ambiente do município. E isso será possível através da união entre sociedade e poder público, através da conscientização, mudanças de hábito e de comportamento humanos. Uma primeira reunião dos integrantes foi realizada nesta terça-feira, sob direção da gestora ambiental Angélica Favorita e participação da secretária do Meio Ambiente, Sônia Andreolla.

Moção de Aplausos

A próxima sessão ordinária da Câmara de Apucarana, que acontece segunda-feira (dia 25), às 16 horas, terá um ritmo solene. Na oportunidade, o vereador Mário Felippe Rodrigues (PROS) fará a entrega de Moção de Aplausos para Adelina Eugênio Machado Barbosa pelo seu exemplo de vida como trabalhadora e como pessoa. Adelina trabalhou em várias creches de Apucarana e se aposentou na empresa Viação Apucarana Ltda. (VAL) como cobradora de ônibus, além de ter sido candidata a vereadora. Atualmente, ela atua como conselheira do Conselho Municipal da Assistência Social de Apucarana. Para Mário Felippe, a homenagem da Câmara é mais do que justa.

Flávio Arns e o autismo

O senador paranaense Flávio Arns (PSB) destacou neste início de semana a importância da conscientização da comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste sentido, ele está convocando a sociedade a participar de uma sessão especial no dia 1º de abril no Senado, antecedendo o Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA, celebrado em 2 de abril. O parlamentar tem compartilhado experiências pessoais e cita exemplos de famílias que enfrentam desafios diários na busca por serviços terapêuticos, educacionais e por medicamentos para seus familiares. Arns destaca a importância do debate sobre políticas públicas e leis que visem garantir o pleno desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com autismo, em todas as esferas da sociedade.