COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeita avalia política com Pessuti

Da Redação

| Edição de 16 de janeiro de 2024 | Atualizado em 16 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeita avalia política com Pessuti

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (União Brasil), teve um encontro recentemente, em Curitiba, com o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), para discutir os rumos políticos do município, tendo em vista as eleições municipais deste ano e a reta final de mandato. Durante o encontro foram abordados temas como coligações partidárias, projetos de interesse da cidade e estratégias para impulsionar o desenvolvimento do município. Segundo Carla Emerenciano, a conversa foi muito produtiva e Pessuti expressou seu comprometimento em ser parceiro de São João do Ivaí no encaminhamento de suas demandas na esfera estadual, onde tem grande influência política, assim como também no que for preciso na esfera federal. A prefeita expressou sua gratidão em ter Pessuti como parceiro e apoiador.

Duas reuniões no dia 

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, assim como outros prefeitos da região participaram de duas reuniões na tarde desta terça-feira. A primeira foi virtual, somente entre os gestores públicos municipais que integram a Amuvi, e a segunda com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, no Palácio Iguaçu. Em ambas, o principal tema foi o avanço dos casos de dengue na região e no Paraná, assim como medidas que estão sendo tomadas para controle da doença e do mosquito transmissor. Beto Preto pediu que todos os municípios unam forças neste trabalho.

Sistema indisponível

Desde o último sábado, o Sistema de Filiação Partidária (Filia) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está indisponível para os partidos políticos e cidadãos de modo geral. É que o TSE está modificando e atualizando o sistema para implementação do uso do chamado segundo fator de autenticação pelo aplicativo e-Título. A mudança tem como objetivo reforçar a segurança e reduzir o risco de fraudes no sistema quanto à identidade do usuário e do filiado a partido político, como ocorreu recentemente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é do PT e aparecia como filiado ao PL. A previsão é que o sistema volte a ficar disponível em fevereiro. 

Domicílio eleitoral de Michelle

A ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL), esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está monitorando o julgamento do processo do senador Sérgio Moro (União Brasil) peloTribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Caso o ex-juiz da Lava Jato venha a ser cassado, a intenção de Michelle é transferir imediatamente o domicílio eleitoral para algum município do Paraná e, assim, poder disputar uma eventual eleição suplementar para preenchimento da vaga de senador do Estado. Saindo candidata ao Senado pelo Paraná, Michelle se constituiria num obstáculo para a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que também está de olho na vaga do Senado.

Retorno do Congresso

O Congresso Nacional convocou para o próximo dia 5 de fevereiro, às 15 horas, a sessão para inaugurar as atividades legislativas após o recesso parlamentar. 

A decisão sobre a medida provisória enviada pelo governo que põe fim à política de desoneração da folha deve ser tomada apenas depois do retorno dos deputados e senadores a Brasília. A expectativa é de que neste primeiro semestre do ano avancem os projetos de lei que regulamentam a reforma tributária aprovada no fim do ano passado e propostas que criam regras para o uso da inteligência artificial, às vésperas das eleições para prefeitos e vereadores.