COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeito e vice são recebidos por pastor

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2023 | Atualizado em 10 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito e vice são recebidos por pastor

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PSD), ao lado de seu vice-prefeito, Paulo Vital (PSD), visitou no final da tarde desta segunda-feira o Pastor da 1ª Igreja Quadrangular de Apucarana, Sebastião Vieira, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região (CMEAR). No encontro, além de receber uma benção do pastor Sebastião Vieira, Junior e Vital conversaram sobre vários assuntos pertinentes na relação do poder público municipal com as igrejas evangélicas. “Foi uma visita de cortesia, na qual colocamos a prefeitura à disposição, visando atender as demandas da comunidade evangélica local durante 2023”, informou o prefeito. O vice-prefeito Paulo Vital destacou a importância do Conselho de Ministros Evangélicos para toda a comunidade evangélica apucaranense. 

Acampamento desmontado Bolsonaristas que estavam acampados na frente do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) de Apucarana desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começaram a deixar a área nesta segunda-feira e, na manhã de ontem, nenhum pertence do grupo foi visto no local. As margens da BR-376 serviam de “base” para os manifestantes, que pedem uma intervenção militar no governo. A desmontagem do acampamento ocorreu após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tendo em vista as invasões e depredações de prédios dos três poderes ocorridas no último domingo, em Brasília.Em defesa de manifestantesO pastor Mauro Sérgio Aiello, da Igreja Presbiteriana do Brasil em Mogi das Cruzes (SP), defendeu os atos golpistas em Brasília durante culto no último domingo. Segundo ele, o País está na iminência de uma “guerra civil” e o brasileiro deve pegar em armas para se defender. Na pregação, transmitida pelo canal da IBCM no Youtube, disse que o momento é de “agir”. “A corda esticou e está quebrando, minha gente. E eu vejo um país na iminência de uma guerra civil”. Nós não vamos pegar em armas para atacar, mas se for necessário pegar para nos defender nós o faremos. O brasileiro de verdade não foge à luta. Somos uma nação pacífica e ordeira, mas há um momento em que precisamos agir”.Ação contra DallagnolA Federação Brasil da Esperança no Paraná, composta pelo PT, PCdoB e PV, ajuizou representação eleitoral contra o deputado federal eleito e ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) pedindo investigação de possíveis condutas ilegais, relativas à arrecadação e gastos de recursos públicos na campanha eleitoral. Segundo a ação, entre fevereiro e julho de 2022, Matheus Almeida Rios Carmo, ex-estagiário de Deltan no MPF, recebeu R$ 100 mil do Podemos para uma “consultoria política”, sem contraprestação dos serviços, o que pode revelar custeio de despesas pessoais e de pré-campanha.Propaganda partidáriaO povo brasileiro mal saiu de uma campanha eleitoral para presidente da República, senadores, governadores e deputados federais e estaduais e já tem que assistir mais uma campanha política. A partir do dia 24 de janeiro começa a campanha nacional partidária deste ano na televisão, momento em que os partidos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm direito de apresentar seus programas de governo e seus ideais. A campanha se estende durante todo o ano. O primeiro partido a usar o tempo, no dia 24, é o PSDB. A sigla terá direito a 10 minutos por semestre, um total de 20 inserções de 30 segundos cada.

VAPT-VUPT

PRIMEIRA VEZ Nesses próximos dois anos, a Câmara de Faxinal será presidida pelo vereador Suéder Martins (MDB), que inclusive exerce seu primeiro mandato como vereador. Ele credita essa ascensão política rápida ao seu trabalho e à confiança dos companheiros.

CASTRAMÓVEL O Castramóvel, equipamento de esterilização de cães e gatos conduzido pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), chegou ontem a Rio Branco do Ivaí. O prefeito Pedro Taborda (MDB) considera essa uma das ações mais importantes da Amuvi.

QUEDA DE FPM Prefeitos têm procurado a Confederação Nacional de Municípios para saber detalhes da projeção populacional feita pelo IBGE para este ano, que pode acarretar em queda do FPM em muitos casos. Preocupação é grande em todo o País.

NOTAS FISCAIS Em Rio Bom, o prefeito Moisés de Andrade (PSD) está pedindo aos agricultores para que prestem contas das Notas Fiscais do Produtor referentes ao ano de 2022, com vencimento em 2023. Segundo ele, tal prática aumenta o VBP do município.