COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeito recebe assessor de governo

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2023 | Atualizado em 15 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito recebe assessor de governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PSD), recebeu nesta quarta-feira, em seu gabinete, a visita de cortesia do assessor da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL), Jaime Antônio. Durante o encontro, Jaime detalhou ao prefeito a nova dinâmica da secretaria estadual, que tem à frente o empresário Guto Silva. “Estamos implementando um trabalho que tem como meta fazer com que o “planejamento” esteja ainda mais conectado aos municípios paranaenses”, pontuou o assessor governamental. Agradecendo a agenda em Apucarana, o prefeito Júnior da Femac enalteceu as estratégias da Pasta. “O Guto Silva é um grande parceiro de Apucarana. Quando respondia pela “Casa Civil”, sempre deu total atenção às demandas encaminhadas pelo Beto Preto e por mim”, destacou o prefeito, frisando a relevância da Secretaria de Estado do Planejamento no âmbito do governo de Ratinho Junior e para todos os municípios. 

Lei contra caloteiros 

O deputado federal Beto Preto (PSD) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa evitar novos casos de calote envolvendo empresas de formatura de estudantes. Neste ano, vários casos foram registrados em todo o País com prejuízos milionários. No texto do projeto há regras para a criação de comissões de formatura e para a contratação de empresas responsáveis pelas festas. O projeto determina, por exemplo, que qualquer movimentação financeira dos recursos reunidos pela comissão terá de ser aprovada em assembleia e os recursos não podem ser utilizados em operações que “envolvam riscos de volatilidade ou perdas expressivas”.

Luísa preside comissão

A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) foi eleita nesta quarta-feira presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados. Luísa está em seu segundo mandato e, na legislatura anterior, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda não marcada. “Considero  uma das comissões mais importantes da Casa porque é fundamental na indução do desenvolvimento econômico e na redução das nossas desigualdades. Também assumimos o compromisso de incentivar a participação de meninas e mulheres na ciência, na tecnologia e na educação”, salienta a deputada.

Recurso para Lunardelli

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grolla (PSD), esteve neste início de semana em Curitiba e retornou animado. Ele participou da reunião técnica do Programa Estadual de Apoio à Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas Municipais, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e que vai atender municípios com até 7 mil habitantes com obras de pavimentação asfáltica. Grolla conversou com o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, de quem recebeu a orientação para que Lunardelli faça sua inscrição ao programa que terá início no dia 4 de abril. Para Grolla, trata-se de uma iniciativa importante e louvável do Governo Ratinho Junior.

Federação fracassa

Em comunicado curto nesta quarta-feira, o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), confirmou que foram encerradas as negociações envolvendo uma possível federação entre seu partido e o União Brasil. “No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, publicou o ex-ministro de Bolsonaro em suas redes sociais, ao anunciar o fracasso dos entendimentos. O União Brasil é dono da terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados, e uma eventual federação com o PP e o Avante, como estava sendo negociada, poderia resultar numa representação com 115 deputados.