COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

PT pode ter empresário como vice

Da Redação

| Edição de 15 de abril de 2024 | Atualizado em 15 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia PT pode ter empresário como vice

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Recém-filiado ao PT, o empresário  José Nilson Sacchelli Ribeiro tem sido sondado pela legenda para compor uma chapa puro sangue na corrida à Prefeitura de Apucarana. O partido, que tem a professora Jane Reis como pré-candidata a prefeita, está avaliando uma composição tendo José Nilson como vice. O empresário confirmou à coluna que colocou seu nome à disposição do partido e está disposto a seguir as determinações da sigla. José Nilson assinou sua ficha de filiação ao PT em março (foto) com apoio do presidente da legenda no Paraná, deputado Arilson Chiorato, após 26 anos de filiação ao PSB. Para José Nilson, a participação do empresariado na política, seja na esfera federal ou regional, é fundamental para construção de um projeto de governo comprometido com o crescimento econômico. 

Audiência pública

A Câmara de Apucarana sedia hoje, às 19 horas, audiência pública sobre o Dia Mundial da Hemofilia. O debate é promovido pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem). À frente da organização da audiência está a administradora apucaranense Indianara Ramos Galhardo, vice-presidente e cofundadora da associação. Ela é mãe do estudante Théo, de 12 anos, que tem Hemofilia A (grave). Além dela, estarão presentes na audiência Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina; Nayra Romario, psicóloga; Mario Yoshiuki Utiamada, médico pediatra e pessoa com hemofilia, dentre outros profissionais convidados, pessoas com hemofilia e familiares.

Candidatura em Rosário

O atual vice-prefeito de Rosário do Ivaí,  Anízio Cesar Lino Silva (PSD) confirmou ontem sua pré-candidatura a prefeito. Ele vai concorrer tendo como vice, o ex-vereador Valdecir Garcia Marques (MDB). Anízio, que é funcionário concursado como motorista da Saúde, assumiu a pasta a pedido do prefeito Ilton Kuroda, foi vereador por três mandatos e afirma estar preparado para assumir o cargo. Anízio engrossa a cada vez mais longa lista de vice-prefeitos do Vale do Ivaí que vão tentar as prefeituras, nem todos com anuência dos atuais prefeitos. Não é o caso de Anízio, que conta com apoio do prefeito Kuroda.

Praça do café em Ivaiporã

Em todo o Vale do Ivaí, o café vem reafirmando sua importância tanto em ações de incentivo à produção, quanto na valorização da cultura cafeeira. Em Ivaiporã, por exemplo, será criada a Praça do Café. O espaço será construído com emendas impositivas da vereadora Gertrudes Bernardy (MDB) e dos vereadores Emerson Bertotti (PSD) e Carniato (MDB). “Sabemos que hoje nós temos um dos melhores cafés do Paraná, então nada mais justo do que fazer com que isso se torne visível”, comenta a vereadora Gertrudes, que a idealizadora da obra e autora de lei municipal que reconhece o café como a bebida oficial do município. Ivaiporã é um dos poucos municípios da região que adotam o sistema de emendas impositivas.

Recursos em Arapongas

Dentro das andanças em torno da articulação política para as eleições municipais, o deputado federal e ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), cumpriu agenda na região na última sexta-feira (12). Além de outros compromissos, ele visitou o prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva (PSD). Na oportunidade, Beto Richa confirmou a liberação de R$ 500 mil para investimentos na área de educação no município. Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, o ex-governador relembrou de recursos e obras realizadas quando ele comandava o Estado.