COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Sessão de cobranças no Legislativo

Da Redação

| Edição de 19 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 19 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Sessão de cobranças no Legislativo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A sessão ordinária da Câmara de Apucarana, realizada nesta segunda-feira à tarde, foi marcada por cobranças por parte de alguns vereadores. As cobranças foram endereçadas tanto ao Poder Executivo como para a iniciativa privada e empresas públicas. O vereador Lucas Leugi (PP), por exemplo, cobrou da administração municipal que seja decretada situação de emergência em Apucarana, para que o município tenha acesso a recursos do Ministério da Saúde para combate à dengue. O vereador Mário Felippe (PROS) apelou aos donos de imóveis para que façam a roçagem de seus terrenos com urgência. O vereador Franciley Poim (PSD) pediu ao Executivo atendimento às reivindicações suas para o Pirapó. Moisés Tavares (Cidadania) cobrou melhor atendimento da Viação Apucarana no transporte coletivo.

Na Gestão Pública 
O ex-vereador Gentil Pereira, que vinha comandando a Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana, iniciou nesta segunda-feira seus trabalhos como secretário municipal de Gestão Pública, em substituição a Nicolai Cernescu Junior. Gentil Pereira foi nomeado pelo prefeito Junior da Femac (PSD) para a nova função no dia 31 de janeiro, porém estava cumprindo período de férias, que terminou nesta segunda-feira. O ex-vereador do Partido Verde (PV) manifestou sua disposição de trabalhar com muita dedicação nesta nova função para a qual foi designado pelo prefeito
Violência política
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove no próximo dia 26 o 1º Seminário sobre violência política de gênero, com o tema “Precisamos falar sobre isso”. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e OAB-PR, com a participação de expoentes do judiciário brasileiro. Entre as palestrantes está confirmada a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O evento em Curitiba marca o início de uma série de seminários regionais previstos ao longo do ano por meio da parceria entre o TRE-PR e governo do Paraná.
Requião Filho no PV?
Fontes da Federação Brasil da Esperança (formada pelo PCdoB/PT/PV) acreditam que o deputado estadual Requião Filho (PT) deve trocar o partido do presidente Lula e da deputada Gleisi Hoffmann (PT) pelo PV, partido do deputado federal Ariel Machado, que é da região de Ponta Grossa. Isso deverá ocorrer no máximo na janela de transferência a ser aberta em março de 2026. Atualmente o PV não tem nenhum deputado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e a filiação de Requião Filho é considerada interessante para a agremiação, que busca se fortalecer para o pleito de 2026.
Caso Freitas em votação
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná deve votar nesta terça-feira, às 10 horas, o pedido de cassação contra o deputado estadual Renato Freitas (PT). O petista responde processo por quebra de decoro parlamentar proposto pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD). O deputado Matheus Vermelho (PP) apresentou em 5 de dezembro ao Conselho de Ética um parecer recomendando uma advertência por escrito para Freitas. A advertência por escrito teria o caráter simbólico, não afetando a atividade parlamentar. É a pena mais leve prevista pelo regimento interno.