COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vereadores e servidores usam meias trocadas

Da Redação

| Edição de 21 de março de 2024 | Atualizado em 21 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Vereadores e servidores usam meias trocadas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Apucarana usaram meias trocadas em apoio ao Dia Mundial da Síndrome de Down, lembrado nesta quinta-feira, 21 de março. Teve meia preta, branca, amarela, laranja, de listras, lisas, de personagens, porém, o que não faltou foi criatividade e empenho por parte da equipe da Casa de Leis. Esta é uma alusão à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. A intenção é conscientizar as pessoas e chamar atenção para o fato de que o diferente é divertido. “Recebemos este convite da Associação DownLoAd para usar meias trocadas e com muito carinho abraçamos essa campanha extremamente importante”, explicou o presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL). As meias trocadas foram usadas durante as sessões extraordinárias, incluindo o diretor da Casa, Luiz Carlos Balan. 

Prefeito com dengue 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), e a primeira dama Carmen Lúcia Izquierdo testaram positivo para dengue. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo prefeito que, mesmo doente, está mantendo sua agenda de trabalho. Junior informou que apresentou sintomas clássicos como febre alta e dor no corpo na quarta-feira e exame clínico confirmou o diagnóstico de dengue. “Estamos bem. Já passamos pela fase da febre alta e agora é hidratação”, disse. O prefeito reitera pedido à população para combater os focos do mosquito e adotar medidas preventivas. “A dengue é perigosa”, adverte ele, pedindo  à população que redobre os cuidados.

Reforma tributária

A reforma tributária, suas consequências e a melhor forma de os municípios lidarem com esta questão foi um dos principais assuntos debatidos nesta quinta-feira no Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), que teve início terça-feira, em Curitiba, e foi encerrado ontem. O tema foi abordado pelo ex-assessor do Ministério da Fazenda, Sérgio Gobetti. Ele apresentou muitas questões que têm sido levantadas nos últimos meses e que interessam diretamente aos Estados e Municípios. Estudos apresentados no Emupar indicam que no País, por exemplo, 82% dos municípios ganham com mudança da origem para o destino na cobrança do ICMS e com o uso da população como critério para distribuir cota-parte do IBS estadual.

Julgamento de Moro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já tem um cronograma do julgamento da ação proposta pelo PL e PT contra o senador Sérgio Moro, marcado para o dia 1° de abril. A sessão será iniciada as 14h e o primeiro ato será a sustentação oral, por 15 minutos cada, dos autores da ação. Depois disso, será a vez da defesa de Moro, por 30 minutos, tentar convencer os seis juízes e o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Sigurd Bengtsson, da inocência do senador. Em seguida, o Ministério Público Eleitoral, que deu parecer favorável à cassação, fará uso da palavra pelo mesmo tempo. Por volta das 16 horas o relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, fará a leitura do voto. Julgamento pode durar de dois a três dias.

PL sem fundo partidário

O Partido Liberal (PL), partido do ex presidente Jair Bolsonaro, pode ficar sem recursos do fundo partidário para a eleição municipal de 6 de outubro deste ano. É que o Ministério Público Federal encaminhou para o Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação pedindo o bloqueio de recursos, com base em suspeita de uso do dinheiro para financiar os denominados atos golpistas de oito de janeiro de 2023, que na verdade foram manifestações com invasões de prédios públicos. O subprocurador Lucas Furtado sustenta que a estrutura da legenda foi utilizada para operacionalizar financeiramente o suposto crime.

MAIS LIDAS