COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vice assume Prefeitura de Marilândia

Da Redação

| Edição de 17 de janeiro de 2024 | Atualizado em 17 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Vice assume Prefeitura de Marilândia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres (foto), do PRD, assume a Prefeitura do município nesta quinta-feira, em cerimônia de posse que será realizada, às 13 horas, na Câmara de Vereadores. O prefeito Aquiles Takeda Filho (PSD) segue se recuperando do acidente que sofreu no dia de Natal. Como lesionou uma vértebra da coluna, além de quebrar o braço, ele precisa de no mínimo 30 dias de afastamento. Mesmo com dificuldades de locomoção, o prefeito Aquiles deve participar do ato de posse. Walmir assume a Prefeitura pela primeira vez em dois anos de mandato. “Vou dar sequência no trabalho que já vem sendo realizado em nosso município. Temos obras em andamento e algumas obras que serão entregues nos próximos dias. Quem me conhece sabe que eu sempre estive presente nas obras, na zona rural, e agora vou me dividir entre o gabinete e a frente de trabalho”, diz ele. 

Novo comando da Amuvi 

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Lauro de Souza Silva Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, marcou para o próximo dia 26 reunião dos prefeitos para transmissão de cargo ao novo presidente da associação, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira. O encontro será às 15 horas, no salão paroquial da igreja matriz de Cambira. Toledo é vice-presidente da Amuvi, porém houve um acordo quando da eleição da nova diretoria, que ele e Lauro Junior ocupassem o cargo um ano cada. Ambos, inclusive, já vêm trabalhando juntos nas ações implementadas pela Amuvi na defesa dos interesses dos 26 municípios do Vale do Ivaí.

Novas datas de posse

A partir de 2027, a data de posse de chefes do Executivo será alterada, conforme a Emenda Constitucional n° 111/2021. Dessa forma, os próximos presidente e vice-presidente da República assumirão o cargo no dia 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores iniciarão o mandato no dia 6 de janeiro. Essas cerimônias de posse aconteciam no dia 1° de janeiro, por determinação da Constituição Federal de 1988. As datas de posse para os demais cargos não foram alteradas. Prefeitos e seus vices continuam a tomar posse no dia 1° de janeiro. Deputados e senadores são empossados no dia 1° de fevereiro. 

Turismo em Lunardelli

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD), está trabalhando nos preparativos do Fórum Paranaense do Turismo Religioso, que será realizado em sua cidade no final de abril. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo e contará com a presença de lideranças do turismo religioso de todo o Estado, além de palestrantes renomados na área. Lunardelli foi escolhida como sede do fórum por ser considerada a “Capital da Fé do Paraná”, a qual recebe milhares de romeiros durante o ano todo no Santuário de Santa Rita de Cássia, que em 2024 está completando 30 anos de celebrações. O evento promete movimentar toda a cidade e a região.

Reforma administrativa

Diante de sinais enviados pelo Congresso, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se prepara para negociar uma possível reforma administrativa a partir da retomada dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro. A ideia é evitar que o governo seja “atropelado” pelo parlamento na discussão. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer abraçar a aprovação dessa reforma, que também conta com apoio no Senado. Segundo assessores de Lula, se o governo não negociar, o Congresso vai aprovar sua versão da reforma mesmo assim. A proposta em tramitação é do governo Jair Bolsonaro e não tem apoio do PT.