COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vice-prefeito na disputa em Arapongas

Da Redação

| Edição de 05 de abril de 2024 | Atualizado em 05 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Vice-prefeito na disputa em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani (PL), confirmou nesta sexta-feira (5) sua pré-candidatura à Prefeitura. Milani, que também ocupava o cargo de secretário de Obras do prefeito Sérgio Onofre (PSD), foi preterido pela atual gestão, que tem como pré-candidato Rafael Cita (PSD). O pré-candidato a vice de Milani é Guto Grassano (Avante). O novo grupo político do vice-prefeito é formado pelo PL, Avante, Podemos e PMB. Serão 64 candidatos a vereador na chapa. Milani admite que esperava disputar a sucessão pelo grupo da situação, mas acabou afastado, inclusive exonerado do cargo de secretário. Agora como pré-candidato, ele espera atrair o eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), com quem esteve em fevereiro em Brasília. “Eu sou da direita, patriota e tenho apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Filipe Barros”, afirma Milani. Na foto, Filipe Barros, Bolsonaro, Milani e Grassano .

Danylo, Deco e Gentil

Além da secretária de Assistência Social, Jossuela Pirelli, que retomou nesta sexta-feira (5) à Câmara Municipal, a administração de Apucarana tem mais três ‘baixas’ para desincompatibilização eleitoral visando as eleições municipais. Também deixaram a gestão o secretário de Assuntos Estratégicos, Danylo Acioli, o secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira e o superintendente da Autarquia de Assuntos Funerários de Apucarana (Aserfa), José Airton Deco de Araújo. Como a lei eleitoral faculta diferentes prazos de desincompatibilização novos afastamentos devem ocorrer dentro de três meses, quando precisam se afastar os pré-candidatos do segundo escalão do Executivo.

Mudanças em Ivaiporã

Em Ivaiporã, dois secretários também se afastaram da administração para reforçar as chapas de disputa para Câmara Municipal: Alex Sandro Aparecido Geremias da Fonseca, que ocupava a Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação e Silvio José dos Santos, que deixa a pasta de Esporte. O novo titular da secretaria da Indústria já foi definido. A pasta será assumida pelo empresário Fernando Cordeiro Júnior. Outra mudança é no comando da Agência do Trabalhador, ocupado até então por Rodrigo Cordeiro Maia dos Santos.

Chapa pura dos Borba

Em Jandaia do Sul, a nova secretária de Cultura, Mara Rubia Nunes, foi apresentada nesta sexta-feira (05) pelo prefeito Lauro Junior. Ela assume o cargo que vinha sendo ocupado por Cristiane Borba, que saiu da administração para disputar as eleições municipais. Filiada ao Podemos, Cristiane confirmou para coluna que é pré-candidata a vice-prefeita na chapa que vem sendo costurada pelo primo Miller Borba, também do Podemos, que é pré-candidato a prefeito. As eleições municipais de Jandaia prometem estar entre as mais disputadas da região. São nove pré-candidatos ao pleito. Em 2020, para quem não lembra, foram sete nomes na disputa pela Prefeitura de Jandaia do Sul. 

PP avança em Jandaia

O PP avançou fileiras na Câmara de Jandaia do Sul e ganhou três vereadores da casa. Bruno Cavassani e Mazinho Koteski, ambos do PSD, e Adenilson Vicente (PL) assinaram na última quinta-feira (4) ficha de filiação no partido em evento com o deputado estadual Soldado  Adriano e o deputado federal Marco Brasil, nome forte do partido que esteve nesta semana em várias cidades da região puxando novos filiados. Outros dois vereadores de Jandaia do Sul também devem mudar de partido: Ranzani (PSD)  e Cláudio Taparo (PTB), que confirmou filiação no Solidariedade. Ou seja, dos nove vereadores, cinco devem trocar de sigla.