CURISCO NA POLÍTICA

min de leitura - #

Lunardelli foca o turismo religioso

Da Redação

| Edição de 24 de janeiro de 2024 | Atualizado em 24 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Lunardelli foca o turismo religioso

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD), segue firme no seu objetivo de tornar o município – já conhecido como Capital da Fé – em uma referência no turismo religioso no Paraná e também no Brasil. Exemplo disso são os investimentos que têm sido feitos na cidade para melhorar a estrutura turística. No ano passado a prefeitura inaugurou um novo parque e neste ano as obras do Centro Multiuso, que está sendo construído ao lado do Santuário de Santa Rita de Cássia, estão aceleradas. O local, bastante amplo, já foi coberto e está ganhando piso. Vale lembrar que Lunardelli sedia em abril o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso e deverá receber lideranças e dirigentes do setor não só do Paraná como de outros estados. Movimentação promete ser grande.

Onofre divulga a Movelpar 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), tem trabalhado muito nos bastidores e também nas redes sociais para divulgar a Movelpar 2024. A feira, que é a vitrine da indústria moveleira, será aberta na terça-feira que vem. Onofre, que sempre valorizou os eventos do município, está reforçando convites para autoridades. Nesta semana, por exemplo, em passagem pela Capital, o prefeito fez questão de deixar o recado para o chefe de gabinete do governador Ratinho Junior (PSD), Darlan Scalco. Um grande número de empresários e autoridades é esperado em Arapongas na semana que vem.

No cargo de prefeito

O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) assumiu interinamente, nesta quarta-feira, a Prefeitura de Curitiba. Ele ficará no cargo até o dia 28 de janeiro. O prefeito Rafael Greca estará participando, nos próximos dias, do seminário Presente e Futuro dos Transportes, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (Estados Unidos). Para assumir como prefeito interino de Curitiba, Eduardo Pimentel pediu ao governador Ratinho Junior exoneração temporária do cargo de secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná. Pimentel é pré-candidato à sucessão de Greca.

Caso Moro indefinido

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou nesta semana os trabalhos em 2024 com uma questão ainda em aberta: a data do julgamento da ação contra o senador Sergio Moro (União Brasil). O processo está pronto, no entanto, até agora, ainda não foi incluído na pauta. Moro responde a duas ações na Corte Eleitoral por abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em sua campanha para o Senado, em 2022. As denúncias foram apresentadas pelo PT e pelo PL e, por ser praticamente iguais, foram unificadas num mesmo processo. Enquanto isso, já são vários os pré-candidatos à sua vaga em uma nova eleição, caso sua candidatura seja mesmo cassada. Torcida pela sua cassação é o que não falta nos bastidores políticos.

Volta do Congresso

O Congresso Nacional retoma os trabalhos em fevereiro com 20 medidas provisórias (MPs) pendentes de votação. A matéria mais polêmica é a que reonera a folha de pagamentos de 17 setores da economia. Outras dez proposições liberam R$ 96 bilhões para a quitação de precatórios e o enfrentamento de desastres climáticos. Na volta do recesso parlamentar, o impasse gira em torno da MP editada no fim do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A MP restringe os efeitos de uma lei que colocou em lados opostos os interesses dos Poderes Legislativo e Executivo.