COLUNAS

min de leitura - #

Destaque no Paraná

Edison Costa

| Edição de 03 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A gestão do prefeito de Apucarana, o médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o “Beto Preto” (PSD), é destacada em reportagem especial publicada nesta semana na Revista Ideias, de circulação estadual. A matéria de quatro páginas faz um relato das boas práticas de gestão lançadas pelo prefeito Beto Preto, as quais tiveram repercussão positiva em todo o Paraná e que servem de referência para muitos municípios. Entre os programas citados estão o de Implantodontia (via SUS), Terra Forte (fruticultura na agricultura familiar), Biblioteca Itinerante (Educação) e o Rede de Mulheres da Economia Solidária (Secretaria da Mulher e Assuntos da Família), além do modelo de gestão na educação. A reportagem da revista curitibana, sob o título “Apucarana no rumo certo”, aponta que após um longo período de estagnação a cidade de Apucarana apresenta indicadores econômicos acima da média no Estado.

Com o vizinho O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), defende que os prefeitos de uma determinada região, como a sua, precisam trabalhar unidos, ou seja, um deve se preocupar com o problema do vizinho. “Não é nada bom para Arapongas, por exemplo, ter um vizinho passando por dificuldades”, diz ele sobre a necessidade de cooperação mútua.

Na política Para o prefeito Sérgio Onofre, a união dos prefeitos vizinhos deve existir inclusive na política, com todos apoiando um mesmo candidato a governador, por exemplo. No seu entender, havendo este tipo de união e os municípios conseguindo eleger seu governador, fica mais fácil, todos juntos, brigarem pelos seus interesses comuns junto ao governo do Estado.

Barros e Richa I Em solenidade de assinatura de ordem de serviço para construção do Hospital da Criança, em Maringá, realizada na noite de quinta-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, insinuou em seu discurso de agradecimento que o governador Beto Richa (PSDB), que estava ao seu lado, vai se licenciar do cargo em abril, para se candidatar ao Senado.

Barros e Richa II Ricardo Barros quis dizer que Beto Richa vai apoiar sua esposa, a vice-governadora Cida Borghetti (PP) ao governo do Estado em outubro. “Vão cair na estrada (em campanha) Alex Canziani, Ricardo Maia, Maria Victoria, Cida Borghetti, Pepe Richa, Caputo Neto e o Beto Richa”, disse Barros se referindo aos colegas de palanque. Richa sorriu e assentiu com a cabeça.

Jorge Bernardi O partido Rede Sustentabilidade anunciou nesta semana que o ex-vereador Jorge Bernardi, de Curitiba, será candidato ao governo do Paraná nas eleições deste ano. Bernardi e outros políticos regionais do partido já haviam recebido aval da líder nacional da legenda, ex-senadora Marina Silva, para lançarem candidaturas próprias aos governos estaduais.
Fora da disputa O ex-prefeito de Londrina, Alexandre Kireff, publicou um comunicado nesta semana dizendo que desistiu de sua candidatura ao Senado pelo Podemos, partido do senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República. O motivo, segundo o texto, é que lhe “falta vocação em exercer um cargo legislativo”

Horário de bares Atendendo a pedido dos comerciantes, a Câmara de Borrazópolis aprovou lei, já sancionada pelo prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, alterando o horário de abertura de bares e lanchonetes à noite, que era até as 23 horas. O horário de fechamento será à meia-noite de domingo a quinta e até as 3 horas da manhã nas sextas, sábados e vésperas de feriados.

Sem acordo A reunião ocorrida ontem em Borrazópolis entre o prefeito Didi, vereadores e pais de alunos, para discutir a suspensão do transporte escolar no período da tarde, terminou sem acordo. Apesar das reclamações das famílias, o prefeito reafirmou que o serviço está inviável com a baixa arrecadação. Para vereadores, é preciso uma solução urgente.

Condenado I O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Cabral já havia sido condenado a 87 anos em outros quatro processos. As penas agora chegam a 100 anos, em cinco ações: quatro com Bretas, no Rio, e uma com o juiz Sérgio Moro, no Paraná.

Condenado II Para o juiz Marcelo Bretas, o ex-governador Sérgio Cabral é o principal idealizador do esquema de lavagem de dinheiro revelado a partir da operação Calicute, deflagrada em novembro de 2016. “A magnitude de tal esquema impressiona, sobretudo pela quantidade de dinheiro movimentado”, afirma o magistrado.

Vapt Vupt

Há uma reclamação geral de prefeitos da região contra a baixa arrecadação dos municípios.          
Para prefeitos, os repasses do governo federal são cada vez menores e o custo dos serviços cresce.  
O repasse de R$ 2 bi do governo federal previsto para este mês pode aliviar os prefeitos.            
Se não fizerem reservas mensais, prefeituras podem ter problemas sérios no final do ano.