COLUNAS

min de leitura - #

Emendas para Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 31 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao participar anteontem da reinauguração do prédio da Escola Municipal Mateus Leme, o deputado federal Leopoldo Meyer (PSD) cumprimentou o prefeito Beto Preto (PSD) pelos investimentos na educação. Ao mesmo tempo, Meyer confirmou a liberação de R$ 1.240.000 em emendas para Apucarana. Os recursos irão custear dois trechos de asfalto no distrito de Pirapó; custeio e compra de equipamentos para a Autarquia Municipal de Saúde; e compra de uma pá carregadeira para reforçar a patrulha rural. As emendas tiveram a intermediação do vereador Franciley “Poim” Godoi (PSB). Beto Preto (PSD) fez questão de agradecer os recursos liberados por Meyer. “Ele é ex-prefeito de São José dos Pinhais e sabe a importância destes recursos para viabilizar obras e serviços”, afirmou o prefeito. 

Poucos votos Beto Preto lembrou que o deputado Leopoldo Meyer teve apenas 16 votos em Apucarana, na eleição de 2014, e mesmo assim liberou R$ 1,2 milhão para a cidade. “Enquanto isso, um outro deputado da região, que teve mais de 10 mil votos em Apucarana, não deu sequer um centavo para o Município”, comparou o prefeito Beto Preto, manifestando seu agradecimento. 

Música do “Pajé” Ainda na reinauguração da Escola Mateus Leme, em Apucarana, Márcio Rogério “Pajé”, morador da região, pediu para cantar uma música de sua autoria, em homenagem ao prefeito Beto Preto. “Meu pai, alguns tios e outros membros da minha família estudaram nesta escola, e pelas melhorias que o prédio recebeu, fiz esta homenagem”, justificou Pajé.

Quase 90 mil Últimos dados da Justiça Eleitoral apontam que Apucarana tem hoje 89.179 eleitores, contra 86.846 registrados em 2016, quando houve a eleição para prefeito e vereador. Como o prazo para emissão de novos títulos eleitorais, transferências e regularização vai até 9 de maio, número pode chegar a 90 mil eleitores.

Ponto facultativo O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), decretou ontem ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 12 e 13 deste mês (segunda e terça-feira de Carnaval). Medida segue mesmo caminho dos governos estadual e federal, sem prejuízo dos serviços considerados essenciais à população.

Fim do recesso A Câmara de Apucarana retorna do recesso parlamentar de final e início de ano na próxima segunda-feira. A primeira sessão ordinária do segundo semestre será realizada às 16 horas, como vinha acontecendo no ano passado em função das obras de reforma do prédio do Legislativo.
Expectativa O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), esperava que após o recesso as sessões ordinárias voltassem a ser realizadas à noite, porém as obras de reforma do prédio ainda estão em fase de acabamento. Do ponto de vista político, sua expectativa é a de que o semestre seja de muito trabalho.

Transporte Vários prefeitos do Vale do Ivaí, liderados pelo presidente da Associação Central dos Municípios, Fábio Hidek (PSC), de São João do Ivaí, estiveram reunidos anteontem, em Curitiba, com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Eles pediram reforço do estado no custeio do transporte escolar. Rossoni ficou de dar uma resposta.

Pesquisa I Em uma possível corrida presidencial sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro candidatos disputariam uma vaga no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSC), de acordo com a primeira pesquisa do Datafolha após a condenação do petista em segunda instância. Caso Lula seja barrado pela Lei da Ficha Limpa, seus votos ficariam pulverizados entre diversos nomes. 

Pesquisa II Bolsonaro lidera o principal cenário sem a presença de Lula, com 18% das intenções de voto. Ele aparece à frente de Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Luciano Huck (sem partido). Marina lidera o segundo pelotão, com 13%. Ciro (10%), Alckmin (8%) e Huck (8%) estão tecnicamente empatados. Alvaro Dias (Podemos), tem 4% a 6%.

Pesquisa III Mesmo condenado à prisão em segunda instância, Lula lidera todos os cenários apresentados pela pesquisa Datafolha, com apoio de 34% a 37% do eleitorado, no primeiro turno. Num segundo turno, o petista venceria Alckmin, Marina Silva e Bolsonaro. Pesquisa ouviu 2.826 eleitores de 174 municípios entre segunda e terça-feira desta semana.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale pretendem investir parte dos recursos extras do ICMS nas estradas rurais.
As chuvas fortes de janeiro deixaram muitas estradas rurais da região em situação precária.
Nos próximos dias têm início o transporte escolar e também o escoamento da safra agrícola de verão.
A intenção dos prefeitos é deixar as estradas vicinais em boas condições de tráfego em fevereiro.