COLUNAS

min de leitura - #

Indícios de caixa 2

Editoria de Política

| Edição de 17 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) emitiu nota esclarecendo que a imprensa constantemente tem veiculado, em casos de investigações relativas a indícios de “caixa 2”, justificativas genéricas de agentes políticos, como forma de isentá-los de responsabilidade, de que “as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral”. Diz a nota que no procedimento de prestação de contas importa apenas a verificação formal das contas apresentadas pelos candidatos e partidos políticos, sendo impossível nesse procedimento a aferição da existência ou não do chamado “caixa 2”. Isto porque o “caixa 2” consiste em recursos não contabilizados e não declarados à Justiça Eleitoral. Por isso, restringindo-se à aprovação da prestação das contas aos valores contabilizados e declarados à Justiça Eleitoral, o julgamento da prestação de contas pela Justiça Eleitoral não afasta a possibilidade de apuração por outros órgãos quanto à prática de eventuais ilícitos.

Homicídios O aumento de homicídios em Apucarana, no Vale do Ivaí e no País de modo geral foi tema de discussão na sessão da Câmara de Apucarana de anteontem à noite. “Infelizmente o crime está banalizado neste País”, lamentou o vereador Luciano Molina (Rede), destacando que no Brasil ocorrem cerca de 150 homicídios por dia.

Lei penal Para Luciano Molina, os crimes aumentam porque a legislação brasileira é muito frouxa, não penaliza o criminoso como deveria. Na sua opinião, a lei penal brasileira precisa ser alterada urgentemente, mas por juristas preparados para isso. No seu entender, uma das saídas seria aumentar a pena mínima de 30 anos de prisão.

Sem valor O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) também é defensor de mudanças na lei penal. “Nada contra, porque os animais precisam de leis que os protegem, mas o ser humano hoje vale menos que um animal”, observa o vereador. Ele propõe a união da comunidade com as autoridades num plano de segurança pública.

Acidentes Lembrando o Maio Amarelo, Gentil Pereira (PV) destacou o número de acidentes de trânsito na área urbana de Apucarana. Ele mostrou relatório da Polícia Militar indicando que de 1º de janeiro a 12 de maio deste ano houve 288 ocorrências envolvendo 601 pessoas, 572 veículos, com 148 feridos, 15 atropelamentos e dois óbitos.

Extraordinárias  Atendendo a uma solicitação do prefeito Beto Preto, o presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para hoje, amanhã e sexta-feira, às 15 horas. Vereadores vão analisar e votar dois projetos que tratam do Terminal Urbano e da Rodoviária e dois que alteram leis municipais.
Audiência A convite do vereador Luciano Molina, comerciantes, moradores e autoridades públicas participam hoje, às 20 horas, de reunião no gabinete do presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli, para discutir os rumos da Praça do Redondo, ocupada por andorinhas. O objetivo é discutir o que pode ser feito para melhorar a área.

Morais no pátio O secretário chefe de gabinete do prefeito Beto Preto, Laércio de Morais, vem coordenando nos últimos dias as atividades da Secretaria de Serviços Públicos de Apucarana, devido à licença do titular, Jaime Gonçalves, para tratamento de saúde. A jornada começa às 6 da manhã no pátio de máquinas e veículos. 

Vila Rural Nesta semana, equipes da Secretaria de Serviços Públicos recuperaram a estrada de acesso à Vila Rural Nova Ucrânia. Também foram restauradas principais vias do bairro, permitindo que os ônibus do transporte coletivo voltem a circular normalmente. As chuvas de início do ano haviam deteriorado as vias da Vila Rural. 

Adriano Correia Também estão sendo realizados serviços de “zeladoria” no Núcleo Adriano Correia. “Estamos providenciando a desobstrução de todas as bocas de lobo, poda de árvores e limpeza geral do bairro”, informa Laércio de Morais, anunciando que na sequência virá um tapa buracos e reparos no pavimento asfáltico. 
 
Troca de partido O senador Alvaro Dias já estaria acertado para deixar o Partido Verde (PV) em julho ou agosto, ingressando no PTN Podemos (Partido Trabalhista Nacional) visando sua candidatura à presidência nas eleições do ano que vem. Segundo bastidores, Alvaro Dias fechou acordo com dirigentes nacionais do PTN.

Vapt Vupt

Em função de muitos compromissos em Apucarana o prefeito Beto Preto não viajou na Marcha a Brasília.            
Beto Preto não descarta a possibilidade, no entanto, de participar dos debates do último dia (amanhã).      
Do Vale do Ivaí estão participando da Marcha a Brasília pelo menos dez prefeitos.            
Quem foi à Capital federal avalia como positivos os resultados que estão sendo conseguidos.