COLUNAS

min de leitura - #

JAPs em Apucarana

Editoria de Politica

| Edição de 17 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de sediar edições dos Jogos escolares do Paraná (JEPS), Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Jogos Abertos do Paraná “B” (JAPs B), Apucarana recebe em novembro a maior de todas as competições do Estado. São os Jogos Abertos do Paraná “A”, de 17 a 26 de novembro. E, ontem, o prefeito Beto Preto fez uma reunião de planejamento dos detalhes finais para sediar os JAPs. “Estamos empenhados na organização de uma edição histórica da competição que chega aos seus 60 anos”, assinala o prefeito, frisando que toda a estrutura e praças esportivas devem estar perfeitas e também a recepção aos atletas, dirigentes, e visitantes. 

Júnior coordena Da reunião de planejamento para os JAPs participaram o vice-prefeito Júnior da Femac (PDT), Jossuela Pinheiro (Esportes), Nicolai Cernescu (Gestão Pública), Lafayete Luz (Idepplan) e Maurício Borges (Comunicação). A coordenação geral ficará a cargo de Júnior da Femac que já listou todos os serviços e preparativos a serem feitos. 

Homenagens Na 60ª edição dos JAPs, a proposta do prefeito Beto Preto é prestar homenagem às personalidades de Apucarana que incentivam o esporte. Também serão lembrados os ex-atletas que representaram Apucarana em diversas edições dos JAPs. “Queremos dedicar uma atenção especial aos ex-atletas e recepcionar todos com muito carinho”, diz. 

Votos de Louvor A Assembleia Legislativa do Paraná, através do deputado Cobra Repórter (PSC), entregou à Associação Filantrópica Ferra Mula, de Apucarana, Votos de Louvor pelo seu trabalho realizado em favor das entidades sociais. A placa foi recebida pelo presidente Reinaldo Zaneti de Oliveira e pelo colaborador Paulo Costa.

Secretário I Tomou posse nesta semana o novo secretário municipal de Administração de Arapongas, Valdecir Antonio Scarcelli. Ele assume a pasta a convite do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), com a missão de unir sua experiência na iniciativa privada com o serviço público. Scarcelli agradeceu a confiança depositada na sua pessoa pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC). 

Secretário II Além de experiência na área de gerenciamento comercial, Valdecir Scarcelli também foi vereador na Legislatura 1988/1992 em Arapongas. Ele pretende colocar em prática suas metas e planos de governo. Scarcelli substitui Lucia Helena Gomes Golon, que respondia interinamente pelo cargo e agora volta a assumir a pasta da Secretaria de Governo do gabinete.
Utilidade pública A Câmara de Arapongas aprovou na sessão de segunda-feira à noite projeto de lei da vereadora Angélica Ferreira (PSC), que declara de utilidade pública municipal o Instituto Reação Empresarial. Entidade composta por voluntários trabalha no resgate da cidadania e inclusão social de pessoas.

Sala na capela O vereador Reivaldo dos Santos (PTB), de Arapongas, quer que a Prefeitura transfira a sala de administração do Cemitério, que fica no cemitério, para a Capela Mortuária. Ele argumenta que no cemitério o espaço é muito pequeno, enquanto na capela há melhores condições de atender as famílias.

Fórum Ambiental A proposta de construção de pequenas hidrelétricas ao longo do Rio Ivaí será um dos assuntos a serem discutidos hoje, em Borrazópolis, no 1º Fórum Ambiental promovido pelo Colégio Estadual José de Anchieta. Estará presente a promotora Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora regional da Bacia do Alto Ivaí.

Contra o fundo I O Partido Social Liberal, futuro “Livres”, entrou ontem com uma ação direta de inconstitucionalidade para suspender os efeitos da Lei 13.487/17, que instituiu o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado Fundão. A ação no Supremo Tribunal Federal (STF) é assinada pelo jurista Modesto Carvalhosa.

Contra o fundo II Segundo Modesto Carvalhosa, a Constituição prevê, em seu artigo 17, parágrafo 3°, que a única fonte de recursos públicos de um partido político é o Fundo Partidário e que qualquer outra fonte de recursos públicos destinados a pessoas jurídicas de direito privado só seria válida por meio de emenda constitucional.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí continuam com a peregrinação em Brasília para garantir recursos para seus municípios.         
Além de pedir emendas orçamentárias para deputados e senadores, prefeitos também visitam ministérios.         
Um dos gabinetes mais procurados em Brasília é o do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é paranaense.       
A peregrinação de prefeitos em Brasília termina nesta quinta-feira, último dia para protocolo de emendas.