COLUNAS

min de leitura - #

Jardins verticais são alternativa à falta de espaço

Da redação

| Edição de 15 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. Suas aplicações se dão tanto nas paredes internas como em muros externos. 
A ideia dos jardins verticais é otimizar espaços, aproveitando-os ao máximo. Por isso é uma opção para quem tem pouco verde em ambientes pequenos, por exemplo.

Imagem ilustrativa da imagem Jardins verticais são alternativa à falta de espaço


Deste modo, o ideal é localizar uma estrutura vertical que dará suporte ao jardim, pode ser qualquer superfície vertical, como um pallet ou qualquer outra estrutura improvisada. Deve-se levar em consideração, ao escolher o local, que os jardins verticais precisam de manutenção de tempos em tempos e o local mais ou menos ensolarado vai influenciar no tipo de plantas que poderam ser cultivadas ali.
A estrutura é um ponto bastante importante, mais que a própria superfície em que ela ficará fixada. Um jardim suspenso pode ser feito com materiais como treliças e vasos, fibras de coco e até garrafas pet.
A treliça, por exemplo, é uma estrutura metálica que ficará presa a parede livre. Nela é possível pendurar vasos em posição de meia lua.
Já a técnica com garrafas plásticas é mais sustentável e utiliza material reciclável para composição do jardim. Neste caso, é uma opção para que tem uma área grande a ser explorada.
As garrafas pet podem ficar suspensas ou amaradas, utilizando cordas de varais e outro tipo de material que possa sustentá-las. 
Os jardim verticais permitem o plantio das mais diversas culturas, por isso as opções são bastante amplas.
No entanto, para escolhê-las é preciso pensar na quantidade de luz que precisam receber. Se você tem um espaço pouco iluminado pelo sol, pode ser que algumas espécies não consigam sobreviver ali, por exemplo.
Como as plantas ficarão em vasos, na maioria dos casos, é ideial optar por aquelas que tenham raízes mais superficiais, que pode ser encontrado em peperômias e dinheiro-em-penca, por exemplo.
É bastante comum o uso de trepadeiras em jardins verticais, por não precisarem de um espaço muito profundo para que as raízes sejam desenvolvidas, ideiais para os vasinhos.
Além disso, elas crescem de forma bastante ágil, então em pouco tempo o jardim já estará preenchido.
Quanto mais espécies usadas, mais bonito ficará o espaço. Prefira plantas que são adaptáveis e mais fáceis de cuidar e lembre-se que um jardim bonito precisa de cuidados constantes de adubação, rega e substituição de plantas.