COLUNAS

min de leitura - #

Luís Bertoli vive situação indefinida

Da Redação

| Edição de 08 de março de 2024 | Atualizado em 08 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Luís Bertoli vive situação indefinida

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O empresário e pré-candidato a prefeito de Apucarana nas eleições deste ano, Luís Bertoli, que foi procurado para comandar alguns partidos no município, não assumiu nenhum deles. A princípio foi oferecido a ele o comando do MDB, partido que está filiado. Mas isso não aconteceu. Também foi procurado para comandar o Republicanos, mas ele não aceitou. Sua preferência era assumir a direção do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem ele é seguidor, porém a legenda está agora com o médico Hélio Kissina e tem Adan Lenharo como um dos pré-candidatos. Luís Bertoli diz que vai esperar atém final deste mês para decidir que rumo tomar. Ele vai definir sua situação partidária com seu irmão, o vereador Mauro Bertoli, que está no União Brasil, mas que também pode mudar de partido. De qualquer forma, ele se mantém pré-candidato a prefeito.

No fórum dos prefeitos

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), participou do Fórum Estadual de Gestores Públicos realizado nesta semana em Foz do Iguaçu, numa organização do Governo do Estado, com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Assembleia Legislativa do Paraná. Para ele, o evento foi muito importante para os prefeitos na questão do avanço das políticas públicas para o Estado e a região. Conforme Lauro Junior, o fórum também foi uma oportunidade valiosa de estreitar laços e compartilhar ideias com outros prefeitos do Paraná e também da região. Ele cita, entre eles, os prefeitos Marcelo Belinati (PP), de Londrina, e Ivoneia Furtado (Cidadania), de Mandaguari. 

Rosângela Moro na disputa

A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), esposa do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil), mudou o seu título eleitoral de São Paulo para o estado do Paraná. A mudança seria uma estratégia para a possível cassação do mandato do marido. O julgamento do processo contra Moro está marcado para os dias 1º, 3 e 8 de abril no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Ele é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Caso Sergio Moro venha a ser cassado pela Justiça Eleitoral, Rosângela disputaria sua vaga no Senado numa eventual eleição suplementar.

Pessuti no Vale do Ivaí

O ex-governador Orlando Orlando Pessuti (MDB) cumpriu agenda nesta sexta-feira no Vale do Ivaí, visando costurar alianças partidárias para as eleições municipais de 6 de outubro. Em São João do Ivaí, por exemplo, ele se reuniu com os vereadores Tiago Henrique e Daniel “Beira” e os ex-vereadores Paulo Henrique da Viola e Grilo, este pré-candidato a prefeito do município. Segundo Pessuti, as eleições estão se aproximando e é preciso que o MDB esteja bem estruturado nos municípios do Vale do Ivaí e com alianças formadas para disputar tanto as prefeituras como as câmaras de vereadores. O apoio do ex-governador está sendo bastante disputado pelos pré-candidatos.

Onde elas ganham mais

Um levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) mostra que, em 93 municípios do Paraná, o salário médio das mulheres é mais alto que o dos homens, o que corresponde a 23% das cidades paranaenses. Essa valorização maior da força de trabalho feminina é realidade em oito municípios do Vale do Ivaí: Ariranha do Ivaí, Grandes Rios, Califórnia, Novo Itacolomi, Cruzmaltina, Lunardelli, Cambira e Rio Bom. Em Ariranha do Ivaí, o salário médio das mulheres é 8,1% maior que dos homens, conforme dados do Ipardes. Nesse município, o salário médio dos homens é R$ 2.419,21 e das mulheres R$ 2.615,17.